Oleiros: Biblioteca Municipal já integra Rede Nacional

A Biblioteca Municipal de Oleiros passou a integrar a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas (RNBP), conforme protocolo de adesão celebrado na sexta-feira, dia 11 de abril, entre a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e o Município de Oleiros.
No mesmo dia, esta biblioteca aderiu também à plataforma BiblioLED, projeto que presta um serviço de empréstimo gratuito de livros digitais e audiolivros, os quais são disponibilizados através das bibliotecas municipais aderentes. O protocolo de adesão foi assinado na presença do Diretor-Geral da DGLAB, Luís Santos, no auditório da Casa da Cultura de Oleiros.
“Através da dedicação de várias pessoas, foi possível desenvolver um trabalho que culminou com esta adesão. Atualmente as bibliotecas são mais do que um espaço físico e os serviços prestados têm vindo a sofrer grandes alterações ao longo dos tempos.Estes são espaços que vão cada vez mais ao encontro das populações, não esquecendo as novas gerações”.
afirmou Miguel Marques, Presidente da Câmara Municipal de Oleiros
Com esta integração, a Biblioteca Municipal de Oleiros passa a poder aceder e usufruir dos recursos e serviços disponibilizados por este organismo e a beneficiar de futuros programas de apoio, entre outras matérias.
O Diretor-Geral da DGLAB, Luís Santos, disse ter sido este o primeiro protocolo de adesão de uma biblioteca à Rede Nacional que assina presencialmente, desde que iniciou funções, em sinal de reconhecimento pelo “trabalho de evolução que a Biblioteca Municipal de Oleiros tem vindo a fazer, fruto do excelente trabalho na área da Cultura no Município”.
Recorde-se que a Biblioteca Municipal de Oleiros integra também a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.