Oleiros apresenta espólio de arte contemporânea

 Oleiros apresenta espólio de arte contemporânea

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, é inaugurada, em Oleiros, no dia 27 de julho a exposição “VICTORIA – O ar do tempo da revolução de abril”.

A obra Victoria, da autoria de Artur Rosa (datada de 1974), integra o espólio municipal de Arte Contemporânea e dá o mote a esta exposição que está aberta ao público até ao dia 6 de outubro.

A coleção doada ao Município de Oleiros por Aida e Joaquim Barata, é composta principalmente por serigrafias e litografias de significativo valor histórico e artístico. Entre os destaques estão dois núcleos principais: um referente aos anos 50 e outro aos anos 70, agora apresentados ao público.

informa a autarquia

A iniciativa tem como objetivo a promoção da acessibilidade cultural, promovendo uma cidadania cultural ativa. A exposição conta com a curadoria de Lígia Afonso, historiadora de arte e especialista em arte contemporânea com raízes em Oleiros.

“A mostra apresenta 20 gravuras do segundo período do séc. XX, num conjunto de obras gráficas produzidas nos anos imediatamente anteriores e posteriores ao acontecimento histórico e que tão bem caracterizam a visualidade desse período de euforia, tensão e contradição. Alguns posters, documentos também selecionados e conservados pelo colecionador, apoiam a leitura do ambiente de época da conquista da democracia que hoje se celebra”.

explica Lígia Afonso

A exposição poderá ser visitada na Galeria Municipal até 6 de outubro, de terça-feira a domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter