Oleiros: Apalaches é projeto turístico consolidado

 Oleiros: Apalaches é projeto turístico consolidado

A 10ª edição do Trail Internacional dos Apalaches que o Município de Oleiros organizou, no sábado, dia 29 de março, juntou cerca de 120 participantes. Dez anos depois da sua implementação, o Vice-Presidente da Câmara Municipal considera que o Trilho Internacional dos Apalaches afirma Oleiros “como destino de excelência para a prática de desportos de natureza, aproveitando o seu potencial turístico”.

“Este trilho atrai centenas de praticantes por ano, muitos dos quais à prática da escalada e Via Ferrata. É um trilho muito visitado, muito bonito”.

destacou Paulo Urbano

Depois da confirmação de presença no secretariado instalado no Orvalho, os participantes rumaram ao ponto de partida em autocarros disponibilizados pelo Município de Oleiros. A partida dos grupos (divididos pelo percurso que cada um escolheu, ou seja, Estreito-Orvalho, Estreito-Vilar Barroco e Vilar Barroco-Orvalho), aconteceu na Junta de Freguesia de Estreito-Vilar Barroco. O primeiro reforço alimentar teve lugar na denominada “pedreira do Zebro”. No percurso foi ainda possível contemplar o emblemático Miradouro do Zebro e o Poço de Fervença, antes de chegar ao reforço de almoço no Largo das Festas de Vilar Barroco. Com energia recuperada, o destino era o Miradouro do Mosqueiro, no Orvalho. Puseram-se de novo no trilho os mais aventureiros. Este percurso era a segunda parte dos 25 quilómetros e passava pela Cascata da Fraga da Água d’ Alta, o bosque-relíquia da floresta Laurissilva e os famosos passadiços. Ao cair da noite foi servido o jantar naquele miradouro do Orvalho, um momento animado pelo Grupo de Bombos “Os Cucos” de Vilar Barroco.

O Trilho Internacional dos Apalaches traduz-se num projeto que visa a valorização e internacionalização do património natural e arqueológico do concelho. O trilho português tem o nome Rota do Muradal – Pangeia em alusão à emblemática montanha quartzítica, muito valiosa em geo e biodiversidade, assim como ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem atualmente.

destaca ainda a Câmara de Oleiros

A 10ª edição do Trilho Internacional dos Apalaches teve a colaboração das Juntas de Freguesia do Estreito-Vilar Baroco e do Orvalho, da Associação dos Bombeiros Voluntários de Oleiros, da Associação Trilhos do Estreito e da Associação “Os Cucos” de Vilar Barroco.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter