Oleiros acolheu sessão distrital do Parlamento dos Jovens

O Multiusos das Devesas Altas, em Oleiros, transformou-se, na segunda-feira, dia 24 de março, no hemiciclo da Assembleia da República para acolher a sessão distrital do Parlamento dos Jovens.
O evento reuniu 18 escolas e agrupamentos dos 2.º e 3.º ciclos do distrito de Castelo Branco, proporcionando a 54 jovens deputados a oportunidade de debater o tema “Novas Tecnologias: oportunidades e desafios para os jovens”.
No arranque da sessão, os participantes receberam uma mensagem em vídeo do Presidente da Assembleia da República, José Aguiar-Branco, que incentivou os jovens a envolverem-se na vida democrática e felicitou os 30 anos do Parlamento dos Jovens. Seguiu-se a sessão de abertura, que contou com a presença da Delegada Regional de Educação do Centro, Cristina Oliveira, do diretor do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Filipe Domingues, e do Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques.
A Delegada Regional de Educação do Centro considerou o tema “particularmente pertinente”, sublinhando que “as novas tecnologias vieram melhorar as nossas vidas, quando bem utilizadas”. Na sua intervenção, Miguel Marques deu as boas-vindas aos alunos, professores e elementos da organização, e destacou a importância do envolvimento cívico das novas gerações.
“A política é um instrumento para melhorarmos a qualidade de vida das populações, do território e do país. Vocês são o presente e a nossa esperança na construção do futuro.”
afirmou
O diretor do Agrupamento de Escolas Padre António de Andrade, Filipe Domingues, reforçou esta mensagem, sublinhando o papel fundamental da escola na formação de cidadãos ativos e conscientes.
Os jovens deputados apresentaram e debateram as medidas que prepararam previamente nas respetivas escolas. A proposta mais votada vai representar o distrito na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, a decorrer nos dias 12 e 13 de maio na Assembleia da República.
Já no encerramento, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Paulo Urbano, elogiou o desempenho dos jovens participantes e reforçou que “a política vai muito para além do que acontece no Parlamento: está presente no poder local, nas assembleias de freguesia e nas associações”.
O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, organizada em colaboração com várias entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e incentivar o interesse dos jovens pelo debate democrático e pelos temas da atualidade.
A sessão distrital em Oleiros coincidiu com o Dia Nacional do Estudante e serviu também para eleger o tema da próxima edição do Parlamento dos Jovens: “Os Jovens e a Política”.