O voo da águia
Quem não gostaria de ter a experiência de voo e de visão de uma águia?
É isso mesmo. Quantas vezes na nossa vida quotidiana estamos imersos num estilo provinciano e só por Deus nos conseguimos elevar?
Falo em concreto sobre um tema tão apaixonante e complexo que é a gestão dos vários papéis da minha vida e a responsabilidade de colaborar na educação dos meus filhos, de ser mãe. Por cada filho que nasce, acresce a inquietação que é tomar a consciência de que os nossos filhos irão viver num mundo muito conturbado em ideais, com prioridades invertidas e muito aliciante para adotar condutas desordenadas. Seremos suficientemente competentes para medir forças com este Mundo?
Quando conheci a primeira obra de São Josemaria Caminho e comecei a ler as suas confidências, fui muito ajudada e encorajada a abandonar este espírito provinciano. SIM, na Graça de Deus e dilatando o nosso coração para o amor de Deus, conseguiremos modelar os nossos filhos para a felicidade de viver as Leis de Deus neste mundo. Haverá obstáculos, claro que sim. “Supera-te ante os obstáculos. A graça do Senhor não te há-de faltar. Passarás através dos montes!” (Caminho, ponto 12). Ganhei coragem para acreditar que é possível educar os filhos a construir a sua vida naquilo que os olhos não veem, mas que é absolutamente essencial: honra, saber, moral, caridade, bondade, mansidão, força de vontade, humildade, desapego, pureza, espírito de missão e serviço… Na verdade, admito que existe uma cronologia na minha vida do antes e depois de conhecer o Opus Dei. Em concreto, ganhei imensa força para acreditar que é possível educar, neste mundo, crianças no desenvolvimento de valores e virtudes. Quando me pergunto sobre como e porquê, relembro-me constantemente do amável convite que recebi de São Josemaria para a santidade, para ser alma de critério. E o quanto me ajudou a enfrentar este mundo, principalmente no desafio que é ser exemplo para modelar as crianças que me foram confiadas. De facto, a mais elevada dimensão do
ser humano é a espiritual, onde está guardada toda a grandeza do nosso ser, porque somos feitos à imagem e semelhança de Deus. É na nossa alma que estão as nossas faculdades superiores. “Não tenhas espírito provinciano. – Dilata o teu coração, até que seja universal, “católico”. Não voes como uma ave de capoeira, quando podes subir como as águias.” (Caminho, ponto 7). E assim, tão simples e claramente, como São Josemaria me ensinou, sigo no caminho, com confiança, segurança e convicção. Nas suas palavras, experimento a sensação do voo da águia.