O último Livro que li

 O último Livro que li

Dois bispos, dois padres e uma paróquia em alvoroço

Maria Susana Mexia, Professora de Filosofia e Antropologia Filosófica

Era na realidade uma Paróquia sem vida, agonizante, sem motivação espiritual, em consequência dum lento abandono dos homens e dum Padre idoso e desmotivado.

Os dias decorriam de forma semelhante a muitas outras aldeias, vilas e cidades, dolente num permanente e latente convívio entre os seus habitantes, com querelas políticas, familiares, sociais e morais.

De tudo ali havia um pouco, desde droga a oportunismos eleitorais, bisbilhotice e maledicência, como forma de passar o tempo sem que outros horizontes mais elevados se vislumbrassem.

Aparentemente este romance parecia não provocar a atenção de eventuais leitores, um tema insignificante, corrente, sem novidades, mais uma arrastada monotonia vivida na aldeia do Carvalhal Formoso, concelho de Belmonte, na Beira Interior de Portugal.

Porém, uma certa curiosidade, impeliu-me a começar a lê-lo. Confesso que tive dificuldade em parar. Deparei-me com uma deliciosa descrição, com pormenores atraentes e cativantes, que nos leva a caminhar com o dia-a-dia de um Padre, num misto de contradições, de alegrias, esperança e desespero, ingredientes que o autor colocou com mestria lado a lado, o que provoca no leitor uma enorme vontade de não parar, pois cada capítulo deixa em nós espectativa e curiosidade.

Romance simples, mas não simplório, com um enredo dinâmico que nos prende, numa colorida trama bem articulada, recheada de pormenores, com diálogos claros, interessantes e adequados às circunstâncias.

Numa linguagem serena e pictórica, este livro torna-se uma agradável companhia, onde não falta o humor nem o rigor.

Esta ficção também nos permite reflectir sobre as multifacetadas vivências numa Paróquia, onde a colaboração de todos é sempre uma mais-valia para a união entre os homens e destes com o seu Pastor rumo a Deus.

UMA PARÓQUIA DOS DIABOS, Romance da autoria de Pedro Guerreiro Cavaco, advogado, tem a chancela da PAULUS Editora.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter