Natal

 Natal

Começa Novembro e sente-se que o Natal está quase a chegar.

É a azáfama da procura do presente ideal para os amigos, os familiares, o presente tão desejado pelas crianças. É a preparação da reunião familiar e no ambiente profissional também se procura manifestar mais atenção a cada um e uns aos outros. É altura de fazer o presépio e a árvore de Natal.

Nas famílias repetem-se tradições gastronómicas, enfeitam-se as casas com luzes e estrelas. Mas afinal o que é que celebramos? Natal quer dizer nascimento. Celebramos o nascimento do Menino Jesus, o Filho de Deus, nascido da Virgem Maria. Veio a terra para nos abrir as portas do Céu. Celebrar o Natal é celebrar a vinda de Cristo a Terra. Aquele menino que está no presépio, nascido numa família judia, filho da Virgem Maria que tinha como esposo José, veio para nos ensinar a fazer o bem, dizer-nos que temos todos o mesmo Pai no Céu e por isso todos somos irmãos. Passou na terra fazendo o Bem, curando a todos e pregando o arrependimento dos nossos pecados.

Celebrar o Natal é cada dia pensar mais nos outros e menos em nós. É querer servir, querer ajudar, querer que todos conheçam Cristo, sigam os seus ensinamentos, leiam e se esforcem por imitar a sua Vida como a Igreja por Ele fundada nos ensina. Temos de aprender da sua infância, da sua juventude, da sua vida profissional e da sua pregação. A sua Mensagem, de uma vida lutando para chegar ao Céu, não foi compreendida e foi crucificado. O seu Reino não é deste mundo. Mandou que nos amássemos uns aos outros, e veio para todos os homens de boa vontade. Festejarmos o seu nascimento, é a razão de ser de celebrar o Natal. Queremos fazê-lo junto dos que nos são mais queridos, sem nos esquecermos daqueles que estando próximos podem estar sós, física ou espiritualmente. É altura de estar perto dos outros, de os escutarmos, de perdoar. Muitos não acreditarão que o Menino é Deus que veio à terra, mas não podem ficar fora do nosso coração. Que as nossas crianças preparem presentes para dar ao Menino Jesus. Cada coisa que lhes custa: obedecer, ajudar os colegas, ser amigo dos que estão mais sós, seja um presente para o Menino. Estes presentes, nossos e deles irão ajudar-nos a viver melhor o Natal.

*Virgínia Magriço

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter