Natal com pressa no ar!…

Natal com pressa no ar!…

Mensagem de Natal de Dom Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco

Dom Antonino Dias

Há pressa, muita pressa no ar, não sentes?! Os passos da Jornada Mundial da Juventude já se fazem sentir na calçada. Já se persentem os cânticos e a gritaria alegre e animada dos jovens à mistura com o colorido das roupas e das bandeiras nacionais, gente feliz e mexida ao encontro de Cristo Jesus, a causa e o centro da Jornada. Repara bem: Maria partiu apressadamente, com destino pensado, com objetivos delineados, com alegria e esperança. Neste tempo em que Ela nos apresenta Jesus com tanta ternura e serenidade, talvez seja bom ponderar por onde é que anda a nossa pressa, para onde se dirige, com que destino e objetivos, com que estado de espírito. Jesus quer encontrar-se com cada um de nós como amigo de coração. Quer propor a cada um que cada um o aceite como companheiro de viagem, como companheiro solidário e redentor, como cireneu: ‘quem tem um amigo tem um tesouro’. Conhecidos há muitos, amigos amigos é agulha em palheiro!…

Jesus, entrando na história da humanidade como um dos milhares de milhões de pessoas, não deixa de ser ÚNICO, não deixa de ser o Filho de Deus, aquele que estima cada um de nós como se cada um de nós também fosse o único no mundo. Para Ele não somos números nem coisas, somos pessoas, com nome, criadas à sua imagem e semelhança.

Como escreveu o Papa Francisco no documento que dirigiu a todos e a cada um dos jovens – e jovens são todos quantos sonham e lutam por um mundo melhor! -, Jesus já está em ti, já veio, está contigo e quis precisar de ti, tal como és. Por mais que tu te afastes, lá está Ele, discreta e atentamente, paciente e sem se impor, sem gritar nem te acusar, chamando-te, esperando-te como amigo para te dar a mão e contigo recomeçar o caminho em busca da alegria de viver a vida com sentido. Ele quer dizer-te que, mesmo que duvides ou não o queiras reconhecer, tu és infinitamente amado por Ele, e que, por amor, Ele se entregou até à morte para te salvar. Se te sentires envelhecido pela tristeza, pelos rancores, pelos medos, pelas dúvidas ou pelos fracassos, Ele estará presente para te devolver a força e a esperança. Quem confia n’Ele é como a árvore plantada perto da água, logo estende as raízes para a corrente, não teme o calor, a sua folhagem fica sempre verdejante (cf. Cristo Vive).

Motivada por dinamismos de fé e de caridade, Maria intuiu, pela escuta do Espírito Santo, onde é que seria precisa e partiu apressadamente. Como seria bom se todo o amigo leitor, a sua família e a sua comunidade cristã como família mais alargada, se sentissem estimulados a partir, com prontidão e alegria, ao encontro de tantos e tantos que esperam o Evangelho vivo: Jesus Cristo, o Príncipe da paz! Esses tantos e tantos podem ser os seus familiares, os seus vizinhos, os membros da sua comunidade cristã, é verdade, podem ser esses. Mas, antes de mais, cada um deve agendar um encontro consigo mesmo, pois pode acontecer que a sua vida esteja a ser uma espécie de autoestrada para lado nenhum, sem rei nem roque, sozinho, à deriva, embebecido com futilidades, sei lá se até contramão. “Meu caminho é por mim fora, até chegar ao fim de mim mesmo e encontrar-me com Deus”, escreveu Sebastião da Gama.

Natal é Festa do encontro. Do encontro com a graça, com a misericórdia, com a ternura de Deus que se faz encontrado, que nos acolhe na nossa pequenez e, delicadamente, sem partir costela, nos quer dar um abraço apertadinho, para que sintamos a sua amizade, a alegria e a paz de coração. E a Festa do encontro com Ele será a garantia de que o encontro de uns com os outros não será para dar encontrões, mas para consolidar a fraternidade que nos une, em Cristo Jesus.

Feliz Natal para si que me lê, para a sua família e amigos, para a sua comunidade paroquial e para todos os diocesanos.  Pedindo à Mãe, a Senhora da Estrela do Presépio, que nos conduza e mostre Jesus, demos todos os mãos em ordem à Jornada Mundial da Juventude, em agosto próximo. É Cristo que nos convida, é Festa Cristã, é Juventude em movimento, é a alegria que dá sentido à vida, é a expressão jovem da Igreja universal, da Igreja sempre jovem com os jovens em dinâmicas de evangelização, com pressa!

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter