Movimento Laudato Si’ convida a celebrar o Tempo da Criação

 Movimento Laudato Si’ convida a celebrar o Tempo da Criação

Movimento Laudato Si’ convida a comunidade a participar do Tempo da Criação, uma celebração ecuménica anual de oração e ação pela nossa casa comum.

Tempo da Criação é um período que começa hoje e termina em 4 de outubro com a festa de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia, amado por muitas denominações cristãs.

Este ano, em sua mensagem para o Tempo da Criação, o Papa Francisco disse que “o canto doce da criação se mistura com seu grito amargo”. Para o Movimento Laudato Si’, alinhado com as palavras de Francisco, esta celebração tem uma clara mensagem socioecológica porque a maneira como lidamos com a criação também se traduz na nossa atitude em relação à vida e ao ser humano.

Tempo da Criação é um momento para refletir sobre a encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, mas, ao mesmo tempo, é também uma oportunidade de promover mudanças e transformações no cuidado com o meio ambiente. Este período, que reúne toda a comunidade cristã mundial, foi estabelecido pelo Patriarca Ecumênico Dimitrios I em 1989, quando proclamou o dia 1º de setembro como o Dia de Oração pela Criação para os ortodoxos. Anos depois, o Conselho Mundial de Igrejas (CMI) estendeu a celebração até 4 de outubro, dia em que é celebrado São Francisco de Assis, padroeiro do meio ambiente. Por sua vez, em 2015, o Papa Francisco oficializou o Tempo da Criação para a Igreja Católica Romana.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter