Montes da Senhora: Senhora do Pópulo enaltecida em mural

Montes da Senhora: Senhora do Pópulo enaltecida em mural

O Centro Paroquial dos Montes da Senhora tem agora uma visão renovada, com a pintura mural, da autoria do artista Carlos Farinha, oficialmente inaugurada na celebração do centenário da Paróquia dos Montes da Senhora.

“Demorou mais de um ano a ser finalizado, pela particularidade de ter sido iniciado em pandemia”.

explica Carlos Farinha, autor do mural

Agradecendo a todas as pessoas envolvidas na criação desta peça, o artista considera esta obra como sendo “muito simples”.

“Nela simbolizo uma mãe com um filho ao colo, que representa a Nossa Senhora do Pópulo a olhar para uma paisagem, e essa paisagem é a nossa região”

explica

A outra personagem é o povo a olhar para Nossa Senhora do Pópulo, que não é mais do que o orago, ou padroeira, como vulgarmente conhecido, da Igreja Matriz dos Montes da Senhora e a quem é dedicada a sua construção. Segundo o próprio artista, uma característica especial da pintura são também “os desenhos na parte de baixo, feitos por crianças que foram passando e que deixei que pintassem, porque são elas as pessoas que fazem as terras e constroem as memórias locais. São essas crianças que daqui a 20 anos, quando passarem aqui, vão ver que também foram elas que construíram este mural”, enaltece Carlos Farinha.

João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, agradece o trabalho de Carlos Farinha, encarando este novo mural também como um “momento de atração, não só para aqueles que por aqui vivem, mas também para aqueles que nos visitam”. O autarca enalteceu ainda o trabalho desenvolvido pela Comunidade Paroquial ao longo destes 100 anos, afirmando que esta “deve ser sempre viva e que traduza esse espírito de comunhão e de amor que deve realizar entre todos a capacidade de fazer evoluir a própria Paróquia”.

Em exposição no Centro Paroquial de Montes da Senhora está uma exposição fotográfica, na qual figuram as principais personalidades de cada uma das aldeias da região, bem como alguns dos mais relevantes símbolos e marcos históricos.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter