As 5 melhores Praias fluviais do Pinhal Interior Sul

 As 5 melhores Praias fluviais do Pinhal Interior Sul

O Jornal de Proença, esteve nos últimos dias envolvido num trabalho coordenado com os Municípios de Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros e Vila de Rei, com o objetivo de selecionar as cinco melhores praias fluviais do Pinhal Interior Sul (Proença-a-Nova, Sertã, Oleiros e Vila de Rei).

Além de selecionar as cinco melhores praias fluviais, o objetivo desta iniciativa passa por promover estes territórios mostrando todos os seus potenciais de forma a que no futuro sejam destinos de escolha dos veraneantes.

Neste sentido as Câmaras Municipais foram convidadas a selecionar as duas melhores praias fluviais de cada concelho. Das duas escolhas uma foi automaticamente eleita. Ficando desta forma, quatro das melhores praias fluviais escolhidas pelas autarquias e uma quinta, escolhida pelo Jornal de Proença.

Assim de forma completamente aleatória apresentamos-lhe agora… as 5 melhores praias fluviais da região do Pinhal Interior Sul.

Praia Fluvial do Bostelim

Vila de Rei, 39.7232503, -8.1170144

Com Bandeira Azul pelo 6º ano consecutivo, a Praia Fluvial do Bostelim é uma das duas praias do distrito mais galardoadas com esta distinção em 2021e também por esta razão uma das melhores praias fluviais da região do Pinhal Interior Sul.

Apresenta uma zona de banhos de excelência, revelando-se uma praia propícia para programas em família, sendo bastante segura para as crianças e para pessoas com mobilidade reduzida.

A zona contígua à linha de água é dotada de sombras naturais e solo relvado, para maior conforto dos seus utilizadores. Anexo à Praia, encontra-se o Parque de Campismo Rural do Bostelim, que responde a todas as necessidades de campistas e autocaravanistas.

Praia Fluvial de Açude Pinto

Oleiros, 39.9213116, -7.8941596

Distinguida pela primeira vez, este ano, com o galardão Bandeira Azul, a Praia Fluvial de Açude Pinto já foi várias vezes distinguida com o Galardão Qualidade de Ouro, pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Está assim naturalmente na nossa lista das melhores praias fluviais da região.

Com fácil estacionamento e adaptada a mobilidade reduzida, a praia de Açude Pinto tem como característica a corrente água natural, água esta controlada.

Esta praia fluvial que durante a época balnear tem nadador salvador é composta ainda por uma vasta área verde natural, com zona de piquenique, de lazer e parque infantil. Das suas infraestruturas destaque ainda para o bar e WCs Individuais

Praia Fluvial da Aldeia Ruiva

Proença-a-Nova, 39.768767, -7.984136

Recente requalificada, a praia Fluvial da Aldeia Ruiva dispõe agora de um Centro Interpretativo do Corredor Fluvial da Aldeia Ruiva que é complementado por um passeio pedestre, de cinco quilómetros, junto à Ribeira da Isna e que termina na Praia Fluvial do Malhadal, para além do Trilho de Praia.

Com parque de Campismo Rural e parque de autocaravanismo, a Aldeia Ruiva irá ter futuramente um campo de jogos para desportos de areia e uma piscina biológica.

Na praia, com nadador salvador e água corrente controlada, destaca-se o amplo relvado e todas as estruturas de apoio à prática balnear (WCs Individuais, Bar, Restaurante, Zona Piquenique, Zona de Lazer, Zona Infantil). Destaque ainda para a sua adaptação para pessoas de mobilidade reduzida, que tornou a praia acessível a todas as pessoas que queiram usufruir de uma das melhores praias fluviais da região.

Praia Fluvial da Ribeira Grande

Sertã, 39.8070501, -8.0988042

Localizada bem no centro da vila da Sertã, a Praia Fluvial da Ribeira Grande é banhada pela ribeira com o mesmo nome. As águas cristalinas e de grande pureza são a imagem de marca desta Praia Fluvial, que mais uma vez conquistou o Galardão Qualidade Ouro e a Bandeira Praia Acessível.

A praia é composta por bar de apoio, parque infantil, posto de primeiros socorros, zona de lazer, esplanada, parque de estacionamento, balneários, chuveiros, relvados, parque de merendas, diversos pontos de água e restaurante nas imediações.

Sendo uma das melhores praias fluviais da região tem também nadador salvador. A segurança dos utilizadores é assim assegurada por um grupo de vigilantes, que lhe permitirão usufruir desta praia de uma forma tranquila.

Na Praia Fluvial, o visitante é convidado a desfrutar de longos passeios pelas margens da ribeira, em ambiente absolutamente bucólico. Devido à sua localização, os visitantes podem ainda desfrutar de um passeio pelos várias locais históricos da vila sertaginense.

Praia Fluvial do Penedo Furado

Vila de Rei, 39.6272443, -8.1642096

Foi uma das praias finalistas do concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal’, pelo que estamos a falar claramente de uma das melhores praias fluviais da região. A Praia Fluvial do Penedo Furado é caracterizada pela sua água límpida e cristalina, que lentamente vai correndo pelo leito através de uma passagem natural na rocha.

Com um conjunto de quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer os já famosos Passadiços do Penedo Furado, a praia fluvial é ainda caracterizada pela sua adaptação à mobilidade reduzida e pelas infraestruturas de apoio aos visitantes (WCs individuais, Bar, zona piquenique, zona de lazer, parque infantil). É um verdadeiro espaço para se respirar natureza que contém ainda nadador salvador em toda a sua época balnear.

Vote na sua Praia Fluvial Preferida

Por fim, gostaríamos de apelar à participação de todos na eleição da “Praia Fluvial Preferida“, tendo em conta as cinco melhores praias fluviais, já anteriormente indicadas.

A votação estará limitada a um voto por visitante e terminará a 12 Set. 2021.

Qual é a sua praia fluvial preferida?

  • Aldeia Ruiva - 30% (197 Votos)
  • Açude Pinto - 25% (165 Votos)
  • Penedo Furado - 22% (144 Votos)
  • Ribeira Grande - 15% (97 Votos)
  • Bostelim - 8% (49 Votos)

Total Participantes: 652

Loading ... Loading ...

Para si... Sugerimos também...

1 Comentário

Comments are closed.

Subscreva a nossa newsletter