Sertã: Estudantes de medicina vão promover saúde por todo o concelho

Sertã: Estudantes de medicina vão promover saúde por todo o concelho

Foto: Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

O concelho da Sertã vai acolher, de 4 a 9 de setembro de 2022, o projeto “Medicina Vai”, dinamizado pelo Departamento de Voluntariado, Saúde Pública e Ação Comunitária da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Cerca de 50 estudantes de Medicina estarão na Sertã, tendo como principal objetivo a promoção da saúde e da qualidade de vida, através da realização de várias ações de formação e educação nesta área dinamizadas pelos próprios estudantes na comunidade. A iniciativa visa sobretudo a promoção do apoio médico junto da população particularmente vulnerável, que se encontra afastada dos grandes centros urbanos.

informa a autarquia sertaginense em nota enviada

Do programa de ações a realizar constam sessões de promoção da Saúde Cardiovascular com a realização de rastreios de diabetes, de hipertensão e de nutrição junto da população em geral; sessões de educação para a Saúde Sexual e Reprodutiva e campanhas de sensibilização dirigidas aos jovens sobre as doenças sexualmente transmissíveis e o uso do preservativo e sessões de formação em Suporte Básico de Vida, direcionadas sobretudo a colaboradores e utentes das instituições particulares de solidariedade social.

Estão também previstas visitas domiciliárias de sensibilização para a saúde e combate ao isolamento dos habitantes da terceira idade – “Porta a Porta”.

Para os mais novos está agendada a iniciativa “Hospital dos Pequeninos”, que possibilitará às crianças das creches e jardins de infância o contacto com o mundo hospitalar, num ambiente propício e acolhedor direcionado à faixa etária em questão. O “Hospital dos Pequeninos” irá ao ” Pinheirinho” da Santa Casa da Misericórdia da Sertã e ao Centro Social São Nuno de Santa Maria em Cernache do Bonjardim.

De 4 a 9 de setembro decorrerão também sessões direccionadas a vários públicos e valências das IPSS’s do concelho: Santa Casa da Misericórdia da Sertã, Centro Social São Nuno de Santa Maria (Cernache do Bonjardim), Centro Social Nossa Senhora da Confiança (Pedrógão Pequeno), Centro Assistência Social do Troviscal, Centro de Apoio Santa Ana (Cumeada), Centro Social Cultural e Desportivo do Marmeleiro, Centro Social Bem-Estar Freguesia da Várzea dos Cavaleiros, Centro Social Nª Srª Assunção do Castelo, Centro de Assistência Social da Freguesia do Cabeçudo e Associação Cultural e Social da Freguesia do Figueiredo.

O projeto “Medicina Vai” decorrerá no concelho da Sertã numa iniciativa com o apoio do Município da Sertã e a colaboração de todas as instituições particulares de solidariedade social do concelho, das juntas e uniões de freguesia, do Projeto Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS-4G) “Sertã Envolve”, do Agrupamento de Escolas da Sertã, da Paróquia da Sertã, do Agrupamento 170 do Corpo Nacional de Escutas e do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana da Sertã.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter