Matrícula na disciplina de EMRC

 Matrícula na disciplina de EMRC

O Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escola Portalegre-Castelo Branco escreve carta aos párocos e aos pais e encarregados de educação de sensibilização para a matrícula na disciplina de EMRC.

Aos Párocos

Aos párocos, o Secretariado afirma que:

acreditamos que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) continua a ser um campo de missão da zona pastoral abrangida pela paróquia, onde exerce o seu múnus sacerdotal, e deste modo, apraz-nos solicitar a sua colaboração para a campanha de matrículas nesta disciplina curricular.

Seria importante que esta sensibilização chegasse a todos os paroquianos, além dos catequistas, catequizandos e respetivos Encarregados de Educação.

A matrícula/renovação para o ano letivo 2024/2025 que decorrerá durante os meses de junho/julho, a saber:

  • pré-escolar e 1º ano do ensino básico: 15 de abril até 15 de maio;
  • 2º, 3º, 4º, 5º anos do ensino básico: 6 de julho a 10 de julho;
  • 6º, 7º, 8º, 9º e 11º anos de escolaridade: 22 de junho até 28 de junho;
  • 10º e 12º anos de escolaridade: 15 de julho a 20 de julho.

A renovação da matrícula é automática para os alunos que irão frequentar os 2º, 3º, 4º,6º, 8º,9º e 11º anos de escolaridade. Cada escola terá um procedimento/formulário para este efeito.

É necessária a renovação eletrónica no Portal das matrículas para os alunos que irão frequentar os 5.o, 7.o, 10.o e 12.o anos e nas situações de mudança de estabelecimento de
educação ou de ensino; alteração de encarregados de educação; mudança de curso ou
percurso formativo.

Como forma de vivenciarmos o verdadeiro espírito de comunhão e de partilha, nestes
tempos de grande complexidade, partilhamos um breve enquadramento da disciplina no
âmbito do currículo escolar. É de oferta obrigatória, de caráter facultativo, presente desde
o 1o até ao 12o ano e agora, nos cursos profissionais, de acordo com o Decreto de Lei 56/
6 de julho de 2018.

Aos pais e encarregados de educação

“Permitam que vos saudemos pelos vossos Filhos, o vosso maior tesouro, e agradeçamos a confiança que depositais na Escola e nos Professores para vos ajudar a formá-los como pessoas felizes, livres e responsáveis.

Sabendo da vossa constante preocupação na melhor Educação para eles, porque tendes a coragem de vos afirmardes como primeiros e principais Educadores, vimos dizer-vos que a EMRC está ao vosso lado e quer ser colaboradora dos vossos objetivos educativos.

A EMRC – Educação Moral e Religiosa Católica, é um espaço e um tempo disciplinar, de direito próprio, que dialoga com os outros saberes, mas parte do reconhecimento da componente moral e religiosa como fatores insubstituíveis para o crescimento em humanidade, felicidade e em liberdade, ao jeito de Jesus Cristo.

A EMRC tem, pois, um alcance cultural e um claro valor educativo. Orienta-se para formar personalidades ricas de interioridade, dotadas de força moral e abertas aos valores da justiça, da solidariedade e da paz, capazes de usar bem a própria liberdade, na construção de um mundo melhor.

À confiança e vossa expectativa, há-de corresponder, por parte dos Professores de EMRC, a integral fidelidade a esta identidade e missão referidas.

A EMRC é, por isso, oferecida a todos os Alunos, independentemente da sua diversidade de crenças e opções religiosas: com fé católica ou outra, em situação de procura, indiferentes ou descrentes. Procura corresponder à situação atual das Famílias, pois há umas desejam que a componente religiosa integre a formação dos seus filhos, outras há que se interessam mais e somente pela sua informação e formação moral e cultural.

A matrícula na EMRC, disciplina de oferta obrigatória em todas as Escolas, e de frequência facultativa, desde o primeiro ano do 1.o ciclo até ao 12.o Ano do Secundário e também no Ensino Profissional, cabe aos Pais e Encarregados de Educação e aos Alunos maiores de 16 anos, realizando-a conscientemente e em liberdade.

O processo de Matrícula está a decorrer pelo que, no Portal das Matrículas, basta assinalar a vontade de querem que os vossos Filhos frequentem a EMRC.

*Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escola Portalegre-Castelo Branco

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter