Maria do Rosário Martins, segunda centenária na família

Maria do Rosário Martins, segunda centenária na família

A 15 de Julho de 2022 Maria do Rosário Martins, natural e residente em Malhadal, completou 100 anos de vida. A festa do centenário natalício realizou-se a 19 de Agosto por motivos familiares.

Maria do Rosário, conhecida na aldeia por Ti Resária, conta que eram seis irmãos e ela é a mais nova das cachopas. Neste momento, a sua Irmã Violinda, residente em Vergão já fez 103 anos e o seu irmão Manuel, residente em França, está quase a chegar a chegar ao centenário natalício.

A fotografia foi tirada no centenário de Violinda (anciã à esquerda). Maria do Rosário está à Direita

O dia da celebração do centenário começou com a reunião da família para a Eucaristia seguindo-se o almoço convívio.

Celebrar o centenário natalício de uma pessoa, segundo a Escritura, é uma benção de Deus, mas viver no amor a Deus e ao próximo é a fórmula para vivermos para sempre, para ressuscitar, para ser santo.

Padre Virgílio

Quando, no final da Eucaristia, lhe foi perguntado pelo seu segredo da sua longevidade, Maria do Rosário respondeu “foram os muitos sacrifícios e sofrimentos…“. Quando alguém lhe perguntou se não foi da aguardente de medronho que lhe “deu estaleca”, ela respondeu que “também bebi a minha parte!

O legado humano de Maria do Rosário já conta com 4 filhos, 8 netos e 14 bisnetos. Não estiveram todos presentes porque há um filho que já partiu para a eternidade e outros familiares não tiveram disponibilidade familiar e laboral.

Desejamos a Maria do Rosário e à sua família “saúde e vida”. Parabéns!

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter