Júbilo e Aventura no Norte de Portugal

 Júbilo e Aventura no Norte de Portugal

O Agrupamento de Escuteiros 157 de Proença-a-Nova concluiu o ano escutista com uma viagem memorável pelo norte do país, unindo as dinâmicas de Aventura e Empreendimento das suas secções de Exploradores e Pioneiros.

A viagem foi cuidadosamente planeada pelos jovens, que pesquisaram os locais a visitar, a alimentação e as dinâmicas.

Com o apoio e orientação dos dirigentes, o projeto tornou-se realidade graças ao programa “IntraRail” da CP, que incluía alojamento e pequeno-almoço nas “Pousadas de Portugal”.

O desafio, aceite por todos, era viajar sem telemóvel, trocando o ecrã pelas canções, jogos e brincadeiras em grupo.​

A aventura começou a 1 de agosto em Aveiro.

Os escuteiros descobriram a cidade, passearam de moliceiro, atravessaram a ponte da amizade e deixaram a sua marca, provando as famosas tripas.

Seguiu-se a visita à Praia da Costa Nova, com as suas casas coloridas, as salinas e a praia.​

A viagem continuou com a descoberta de Viana do Castelo, uma “bonita cidade” que garantiu diversão e muitas fotografias.

Em Ponte de Lima, a comitiva visitou o “20.º Festival Internacional de Jardins”, refletindo sobre a Paz, tema central do evento, antes de desfrutarem da piscina e de uma visita noturna à cidade.

​Em Vila Nova de Cerveira, a iniciativa “O crochet sai à rua…” impressionou os escuteiros pela arte e pelo trabalho colaborativo que resultou em peças maravilhosas.

A aventura transfronteiriça levou-os a Valença e, de seguida, a Espanha, onde atravessaram a ponte e visitaram a fortaleza.

O regresso a Portugal fez-se por Barcelos, onde o grupo visitou a torre, o Museu da Olaria e os vestígios do castelo dos duques, mergulhando na lenda do galo de Barcelos.​

Após uma semana intensa, o grupo regressou a casa, onde os pais, saudosos, os esperavam.

A Câmara Municipal, a União das Juntas de Freguesia de Proença-a-Nova e Peral, a União das Juntas de Freguesia de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, e a Junta de Freguesia dos Montes da Senhora, foram fundamentais para a realização desta grande dinâmica.​

Um forte Bravo e Bem-haja a todos os que tornaram esta aventura possível.

A semana, longe dos ecrãs e das tecnologias digitais, provou que os jogos em grupo e as canções superam qualquer tela, e foi, nas palavras dos jovens, “simplesmente espetacular!”

*O Agrupamento 157 de Proença-a-Nova

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter