Jornadas de Formação do Clero 2026

Clero do Centro Reflete em Fátima Sobre “Conversão das Relações”
As Dioceses do Centro — Aveiro, Coimbra, Guarda, Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Viseu — promovem em janeiro de 2026 as suas Jornadas de Formação do Clero.
O encontro, que decorrerá no Centro Paulo VI, em Fátima, nos dias 27, 28 e 29, terá como tema central a “Conversão das relações: da comunhão à missão”, dando seguimento aos apelos do Documento Final do Sínodo sobre a sinodalidade.
- No dia 27, Dário Vitali, sacerdote italiano, responsável pelo grupo de peritos nas duas últimas assembleias do sínodo dos bispos, apresentará as raízes sacramentais do Povo de Deus para se entender a necessidade da conversão das relações, na perspetiva do sínodo.
- No dia 28, Alphonse Borras, sacerdote belga, perito na última assembleia do sínodo dos bispos, convergirá a reflexão para a conversão das relações no ministério ordenado e nas comunidades: Diocese, Paróquia e Unidade Pastoral.
- No dia 29, Emilio Lavaniegos González, sacerdote espanhol, responsável por acompanhar ministros ordenados em situação de fragilidade, abordará a espiritualidade dos ministros ordenados em chave sinodal.
- Na tarde deste último dia teremos um painel com Emilio Lavaniegos González e Margarida Neto, psicóloga portuguesa, que refletirão sobre as fragilidades dos ministros ordenados, sobre o que os pode levar ao síndrome de burnout, como o evitar, e sobre como lidar com esta situação cada vez mais comum também entre os membros do clero.
As jornadas preveem ainda momentos de reflexão em grupo, utilizando a metodologia “Conversações no Espírito”, e serão concluídas com momentos de convívio.
As inscrições online estão abertas até dia 31 de dezembro.
O programa detalhado já está disponível e mais informações podem ser obtidas através do endereço de e-mail.
*Vigararia Clero Vocações Ministérios da Diocese de Portalegre-Castelo Branco
