JMJ23: Oleiros já entregou símbolos ao concelho de Proença-a-Nova

 JMJ23: Oleiros já entregou símbolos ao concelho de Proença-a-Nova

O concelho de Oleiros entregou ao final da tarde de hoje, 24 de fevereiro, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude ao concelho de Proença-a-Nova. A entrega teve lugar no Largo da Devesa da Sobreira Formosa.

Antes da entrega oficial, os símbolos, ao longo do dia, continuaram a percorrer as comunidades do concelho Oleirense. Da parte da manhã a cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora visitaram as comunidades do Roqueiro, do Vilar Barroco e das Sarnadas de S. Simão. Já pela paróquia do Estreito, os símbolos foram ao encontro dos utentes do lar e das crianças da escola.

Já pela tarde e ainda no Estreito, foi celebrada Eucaristia na Igreja Matriz. Antes de chegarem ao concelho de Proença os símbolos visitaram ainda a comunidade da Isna.

Uma vez mais, é de salientar a forma calorosa e festiva como todas as comunidades de Oleiros receberam os símbolos. Facto que o Padre José António Gonçalves, Pároco de algumas comunidades do concelho, em declarações ao Jornal de Proença, fez questão de salientar.

“Eu costumo dizer que esta gente não para de me surpreender e de facto voltou a ser uma surpresa tremenda. Comunidades muito pequenas, muitas vezes muito envelhecidas, e sem jovens, prepararam com um carinho extraordinário, com tapetes de flores, com efeitos, colchas à janela e com muitas emoções pelo meio e isso é muito bonito de ver”.

disse José António Gonçalves

O sacerdote, também professor de EMRC, salientou ainda a experiência das escolas: “quer dos mais pequeninos quer dos maiores, foi também uma experiência muito bonita. Às vezes achamos que os jovens estão longe da Igreja, mas afinal de contas nestes sinais Cristo fala aos jovens e os jovens falam a cristo”.

Como já referido, os símbolos chegaram ao concelho de Proença-a-Nova, mais propriamente à Paróquia da Sobreira Formosa. A celebração da chegada dos símbolos aconteceu no Largo da Devesa. Os mesmos foram transportados pelos jovens da Paróquia até à Igreja Matriz onde foi celebrada Eucaristia e teve lugar uma vigília de oração.

Também em declarações ao Jornal de Proença, o pároco da Paróquia da Sobreira Formosa, Silvano Vasconcelos, destacou o momento histórico vivido, uma vez que, “sentimo-nos unidos a todos os jovens num momento em que nos preparamos para este grande evento que nos faz unidos ao Papa e aos jovens do mundo inteiro. É a comunhão da Igreja no seu melhor”.

O sacerdote referiu ainda o vasto leque de sentimentos de “apreensão, de alegria de entusiasmo” dos jovens da sua paróquia “para sentir seus também aquilo que já passou por 90 países e que já tocou tantos jovens em tantas circunstâncias em tantos momentos, em tantas geografias e que agora também passa pela nossa”.

Amanhã os símbolos vão fazer uma curta passagem por alguns pontos da paróquia, sendo que às 11h serão entregues à Paróquia de Proença.

Segue o programa de amanhã, 25 de fevereiro.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter