JMJ23: Alunos de Cernache e Sertã recebem símbolos em grande alegria

 JMJ23: Alunos de Cernache e Sertã recebem símbolos em grande alegria

Os símbolos JMJ continuaram esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, a sua peregrinação pelo Arciprestado da Sertã. O dia ficou fortemente marcado pela visita aos dois principais estabelecimentos de ensino no concelho da Sertã.

A manhã foi dedicada à Paróquia de Cernache do Bonjardim, onde os símbolos foram recebidos por toda a comunidade escolar do Instituto Vaz Serra (IVS) em Cernache do Bonjardim. O momento foi também acompanhado pela presidente da União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais, Maria João Ribeiro, que aproveitou para lembrar as suas duas participações nas Jornadas realizadas em Madrid (2011) e na Cracóvia (2016). Depois do IVS os símbolos seguiram para a Igreja Matriz de Cernache do Bonjardim onde foi celebrada Eucaristia.

Presente em Cernache, e ao longo de todo o dia, esteve o coordenador da Peregrinação dos Símbolos JMJ, Padre Filipe Diniz, que em declarações ao Jornal de Proença, fez saber que são de “muita alegria” os ecos recebidos e que é “notório o crescimento que tem havido de diocese para diocese”.

“Os símbolos servem mesmo para isto: para preparar para motivar e claro que o balanço vamos dando como positivo, vamos sentido esse pulsar porque os símbolos são mesmo isto.”

afirmou

Para o coordenador não há dúvidas que a realização destas Jornadas será um ponto de viragem em todos os aspetos.

“A jornada tem muito esta linha, esta conduta de um virar, primeiro de uma tomada de consciência desta igreja que acredita em Jesus Cristo e dos jovens que depois de uma jornada vêm sempre motivados. E acredito que para o nosso país vai ser uma grande motivação, não só porque vamos ser um país de acolhimento, mas também para os jovens e não jovens. Isto vai tocar-nos muito nos nossos corações. A jornada tem este toque de virar o coração.”

disse o responsável ao Jornal de Proença

O Padre Filipe Diniz fez ainda questão de sublinhar que as expectativas para 2023 estão muito elevadas até porque “vamos sentido isso da parte dos organizadores dos vários países”.

De tarde, e já pela Paróquia da Sertã, os símbolos foram recebidos no Pavilhão Municipal pelos alunos do Agrupamento de Escolas da Sertã. Uma iniciativa que além de contar com a presença do Bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, Antonino Dias, contou também com a presença do Bispo Américo Aguiar, Bispo Auxiliar de Lisboa e Coordenador-Geral da Jornada Mundial da Juventude. Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã, também marcou presença.

Aos jovens estudantes da Sertã, o Bispo Américo Aguiar pediu colaboração no sentido de todos serem embaixadores desta Jornada Mundial.

“A JMJ quer ser um encontro com Cristo e por isso viemos cá pedir a vossa ajuda. Nós queremos fazer chegar o convite a todos. Nós queremos que todos os jovens da Sertã, que todos os jovens da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, todos os jovens portugueses se sintam incluídos, se sintam convidados. Mas para que o convite chegue a todos precisamos que cada um de vós seja embaixador das jornadas”

afirmou Américo Aguiar aos jovens sertaginenses

Carlos Miranda, Presidente da Câmara Municipal da Sertã, classificou as Jornadas Mundiais da Juventude como um acontecimento “extraordinário que só poderia ter sido criado por alguém extraordinário como o Papa João Paulo II”.

“Nos tempos que correm é muito importante que estas jornadas se realizem. Estes tempos trazem-nos novos desafios, e é importante que a juventude se mantenha inquieta, se mantenha vigilante. E por isso é meu desejo que a Sertã esteja representada em massa nas Jornadas Mundiais da Juventude e podem contar com o apoio da Câmara Municipal para isso”.

sublinhou o autarca

Além das escolas do concelho, a Cruz peregrina e o ícone de Nossa Senhora, visitaram também o Centro Dia e a Escola Primária da Cumeada, o Lar de Nossa Senhora do Carmo, onde foi celebrada Eucaristia, a Creche e Jardim de Infância o Pinheirinho, a Filarmónica União Sertaginense e a Junta de Freguesia da Sertã. Já pelo iniciar da noite a Igreja Matriz da Sertã foi o ponto de encontro para a celebração da Eucaristia e de uma vigília de oração.

Segue o programa para o dia de amanhã, 22 de fevereiro.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter