JMJ: Cruz Vermelha de Castelo Branco
No passado dia 6 de agosto, terminou a aventura que foram as Jornadas Mundiais da Juventude, que decorrem em Lisboa e Fátima, em vários palcos espalhados pela cidade, sendo o evento principal no parque Tejo.
A Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha Portuguesa, fez-se representar com uma equipa de vinte voluntários, 5 médicos e 1 enfermeiro da ULS, 1 TAS (Tripulante de Ambulância de Socorro) e 13 TAT (Tripulante de Ambulância de Transporte).
Desta forma a comunidade Albicastrense também esteve com esses jovens. Juntos fizemos parte do executivo que garantiu a saúde e segurança de todos os presentes.
A JMJ juntou mais de 1, 5 milhões de pessoas, sendo de salientar, a educação e a postura dos jovens durante todo o evento, facto que em muito contribuiu para que, o balaço da atividade tivesse sido tido como muito positivo.
O presidente, elogiou a excelência do trabalho desenvolvido, sublinhando o empenho demonstrado por todos os voluntários. Certo que esta atividade mostrou a fibra dos nossos técnicos e a qualidade da formação na CVP.
Não foi no entanto, uma aventura fácil, as Mochilas de Emergência (EMA´s) pesam cerca de 25kg, e as equipas apeadas fizeram muitos Km, pelo recinto, e sempre com o sorriso que caracteriza o voluntario CVP, para além disso a alimentação também não foi fácil.
Mas, tudo o que era menos bom, desaparecia ao entrar no recinto a cada dia, com salva de palmas que dava coragem e alento a cada dia para continuar.
Assim no dia 10, em jeito de rescaldo, fez-se um convívio que se quis familiar, à volta de uma mesa de jantar, marcando assim o fim de uma atividade que será referência por muitos anos, pela quantidade de pessoas envolvidas, assim como pela excelência da organização.
*António Cavaco, Delegação de Castelo Branco da Cruz Vermelha Portuguesa