Inauguração das Alminhas no Monte Fundeiro
As habitantes do Monte Fundeiro, Borracheira e Palhota, os seus familiares e amigos, inauguraram, no dia 2 de Julho de 2022, as Alminhas no cruzamento do Monte Fundeiro com a Borracheira.
As Alminhas são oratórios que se colocam junto aos caminhos para que, quem passe, possa fazer a sua oração e sentir a proteção de Deus mediada pela figura de anjos, arcanjos e santos. Na nossa região, aparecem quase sempre com a estrutura de capelinha e/ou nicho. Dentro, as Alminhas têm uma imagem ou uma pintura (Nossa Senhora, o resgate das Almas em Purgatório pelo Arcanjo Miguel). Normalmente, este tipo de construção tem um pequeno altar símbolo do encontro entre Deus e as pessoas que passam. Deus oferece a salvação e as pessoas a sua vida pessoal na qual Deus faz recair a salvação.
As Alminhas do Monte Fundeiro têm a imagem de Nossa Senhora de Fátima. Durante a preparação uma das organizadoras dizia
O Monte Fundeiro não tem Capela e não tem nenhum sinal visível e público da fé. As Alminhas podem ser este sinal. A construção das Alminhas é consensual para os moradores da terra…
Paula Dias
Este dia foi muito alegre. Celebrou-se a Eucaristia campal animada pelas pessoas destas comunidades e confraternizou-se ao redor da mesa.
O Jornal de Proença divulga dois vídeo de Ana Paula Silva ilustrativos do evento:
Resta-nos a gratidão para os organizadores da festa e construtores das Alminhas, aos que colaboraram e aos autarcas locais, presidentes da Câmara de Proença e da Junta de São Pedro pelo apoio dado. Bem-haja a todos!