Igreja: Santuário envia imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia
O pedido foi feito pelo arcebispo greco-católico de Lviv. A imagem partirá no inicio da próxima semana, via Cracóvia
O Santuário de Fátima vai enviar a Imagem nº 13 da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia no inicio da próxima semana correspondendo positivamente ao pedido do arcebispo metropolita greco-católico de Lviv.
“Unidos no mesmo espírito de oração, é com agrado que o Santuário de Fátima responde positivamente ao pedido de envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima” refere a carta enviada pelo Santuário esta sexta-feira, na qual explicita que a deslocação desta imagem ao território ucraniano, que acontece pela primeira vez, se deve a este esforço pastoral de oração pela paz no mundo, em especial na Ucrânia.
A resposta imediata do Santuário surge na sequência de um pedido formal do arcebispo e metropolita da Igreja greco-católica de Lviv, Ihor Vozniak, efetuado a 10 de março: “Pedimos que nos possam enviar a Imagem da Virgem Peregrina de Fátima para a Ucrânia para que possamos rezar pedindo a sua proteção para que a paz regresse ao país”.
O Reitor do Santuário, durante a homilia da missa a que presidiu esta manhã na Basílica da Santíssima Trindade, lembrou que “Maria está sempre junto da cruz de cada um de nós e porque Maria é nossa mãe, no seu coração materno encontramos refúgio nos momentos de dificuldade e encontramos auxílio para combater o nosso desânimo”.
“Porque Ela é nossa mãe, ensombrados pelo terror da guerra recorremos a Ela para que através da sua intercessão junto do filho nos devolva a paz” acrescentou sublinhando que foi esta “mesma confiança que levou ao pedido da comunidade greco-católica de Lviv a solicitar ao Santuário o envio de uma Imagem da Virgem Peregrina de Fátima, ao que o Santuário correspondeu de imediato”.
“Nossa Senhora aqui em Fátima pediu insistentemente que rezassemos pela paz; é esta oração que aqui fazemos diariamente que estará presente na oração de todos os ucranianos diante da Imagem da Virgem Peregrina de Fátima”, lembrou ainda o padre Carlos Cabecinhas, sublinhando esta missão pastoral de oração pela paz que a Imagem irá cumprir na Ucrânia.
A imagem, que permanecerá durante um mês na Ucrânia, partirá de Lisboa para Cracóvia, na Polónia, e lá será acolhida e transportada pela comunidade greco-católica de Lviv.
A Imagem nº 13 é uma réplica da Imagem número 1, desenhada e concebida de acordo com instruções da Serva de Deus, Irmã Lúcia de Jesus e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947.
*Santuário de Fátima