Igreja: Castelo Branco recebeu JMJ Diocesana

 Igreja: Castelo Branco recebeu JMJ Diocesana

Aceitando o desafio do Papa Francisco, “Levante! Eu te constituo testemunha do que viste” (At 26, 16) – para a primeira Jornada Mundial da Juventude Diocesana celebrada em Domingo de Cristo Rei – foram mais de quatrocentos os Jovens de Portalegre-Castelo Branco que, no passado sábado, se puseram a caminho e viveram um dia repleto de emoções na cidade de Castelo Branco.

Do programa fizeram parte vários workshops, a acontecer simultaneamente em diversos locais, que permitiram aos Jovens o aprofundamento da Fé e das suas razões através da Música, da Arte, do Testemunho, da Palavra, da História, da Missão, da Ecologia Integral e da Sustentabilidade.

Convidados por D. Antonino Dias a fazerem-se encontrados, com(o) Cristo, os Jovens peregrinaram após o almoço ao Santuário de Nossa Senhora de Mércoles, padroeira da Cidade, levando consigo a Alegria própria da juventude que trouxe a Castelo Branco um colorido vibrante, com a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 no horizonte.

A culminar este grande dia, a Eucaristia no recinto em que D. Antonino Dias incitou os Jovens a deixar de lado as suas verdades e a tomar Jesus Cristo como Caminho, Verdade e Vida. O Bispo Diocesano lembrou que a Juventude é um dom para qualquer comunidade e também para a Diocese, animando os presentes a arregaçar as mangas, entusiasmando cada um a ser fermento, na sua casa e com a sua Família, na sua escola, no seu emprego, nos seus locais de lazer, onde quer que esteja, bastando para isso pôr-se ao serviço e estar disposto a marcar a diferença. Citando o saudoso S. João Paulo II, relembrou ainda que a Igreja só será jovem quando os Jovens forem Igreja e incentivou toda a Diocese a caminhar lado a lado, tendo os Jovens como protagonistas.

Para além dos jovens estiveram ainda presentes párocos, diáconos, seminaristas, catequistas e outros agentes da pastoral, aos quais se associaram também várias autoridades civis numa expressão clara de um caminho que é já feito em comum, acalentando-se o sonho de que a JMJ Lisboa 2023 possa chegar realmente a todos.
Aos que fizeram desta uma Jornada inesquecível, o Comité Organizador Diocesano e o Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil e Vocações deixam o maior agradecimento, esperando poder repeti-la em cada lugar, em cada paróquia, em cada vila, em cada cidade, desta Diocese de Portalegre-Castelo Branco.

*Vanessa Alves
Direção de Comunicação COD Portalegre – Castelo Branco

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter