Há uma pergunta que a todos faz pensar

 Há uma pergunta que a todos faz pensar
Maria Susana Mexia, Professora de Filosofia e Antropologia Filosófica

«Como se explica que um homem nascido há mais de 2.000 anos, na extrema pobreza de uma gruta, sem nunca ter tido assento entre sábios e poderosos, e que morreu como um criminoso, crucificado entre dois ladrões, condenado pelas autoridades religiosas e civis, como é que este homem se tornou o centro da História, a tal ponto que, para se escrever uma data, que se entenda em todo o mundo, se tenha de fazer referência ao nascimento dessa pessoa?

A resposta é simples:

– “É que esse Homem ressuscitou e ainda está vivo! É Jesus Cristo”»

A esta e a muitas outras questões responde Geraldo Morujão no seu livro PREPARAÇÃO DO SANTO CRISMA EM 12 SESSÕES.

Tendo por base o Catecismo da Igreja Católica mandado publicar pelo Santo Padre João Paulo II, em 1992, é constituído por quatro grandes partes a estudar e a aprofundar:

1ª: A Profissão de Fé, à volta do “Credo”, para tratar da fé que professamos;

2ª: A Celebração do Mistério Cristão: estudo dos Sete Sacramentos;

3ª: A Vida em Cristo: estudo dos Mandamentos da lei de Deus;

4ª: A Oração Cristã

Reeditado em Julho 2025, com a chancela da editora “encontro da escrita” – encontrodaescrita.pt / encontrodaescrita@zonmail.pt, este livro poderá ser “a grande descoberta da nossa vida”.

Geraldo de Fátima Morujão

O seu autor, Geraldo de Fátima Morujão é um sacerdote da diocese de Viseu, ordenado em 18-9-1954. É Doutor em Sagrada Teologia pela Universidade de Navarra, com uma tese sobre Relações Pai-Filho em S. João; obteve Summa Cum Laude e Prémio Extraordinário e foi reconhecida como Doutoramento em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) e publicada no Instituto Politécnico de Viseu, onde foi Professor de Sagrada Escritura e Línguas Bíblicas no Seminário Maior de Viseu e de Novo Testamento no Instituto Superior de Teologia das Beiras e Douro e em Cursos de Ciências religiosas da UCP. Lecionou em Manaus, Brasília e Maputo e ministrou Cursos de formação bíblica e sacerdotal em Portugal e no Brasil.

Na sua Diocese, além de realizar trabalho paroquial, foi Secretário Diocesano da Pastoral da Juventude, iniciou os Convívios fraternos e orientou numerosos cursos e retiros de formação para sacerdotes e leigos.

É membro fundador da Associação Bíblica Portuguesa e integra o grupo de Biblistas tradutores da nova Bíblia da Conferência Episcopal Portuguesa.

É Assistente Regional do Escutismo Católico Português e da União Eucarística Reparadora. É Capelão do Instituto Politécnico Universitário de Viseu.

Maria Susana Mexia

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter