Guiné Bissau: “Pega Teso”

Guiné Bissau: “Pega Teso”

Voluntariado JAGAS no Liceu Prof. A. A. Vasconcelos liderado pela Beatriz Duarte

Pega Teso é um projeto de Bolsas de Estudo promovido pelos Missionários do Preciosíssimo Sangue, de Portugal e Espanha, para ajudar crianças e jovens carenciados da paróquia de Santo António de Safim na Guiné Bissau.

Este projeto conta já com meia dúzia de anos e tem subsistido porque há muitas pessoas de boa vontade que vão contribuindo com os seus donativos: crianças, jovens e adultos.

Em meados de outubro, os Padres Florentino e Lima, Missionários do Preciosíssimo Sangue guineenses, enviaram o relatório da implementação do projeto de Bolsas de Estudo, que denominaram “Pega Teso”, e o orçamento para o ano letivo 2022/23.

O Jornal de Proença teve acesso a esses documentos e quer cooperar também neste projeto divulgando a informação. Por respeito à dignidade de quem recebeu os donativos, divulgamos algumas iniciais do seus nomes. Também são apresentadas as diversas escolas frequentadas pelos alunos da paróquia orientadas pelos Missionários do Preciosíssimo Sangue.

XOF – é o símbolo da moeda corrente na Guiné Bissau denominada Franco CFA

Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer o esforço que a Província Ibérica tem feito para ajudar muitas famílias na Guiné-Bissau a formar os seus filhos, sobrinhos, netos, etc. Tudo isto só foi possível, graças às pessoas de boa vontade que vivem nas diferentes zonas onde estão os Missionários do Preciosíssimo Sangue entre Portugal e Espanha.

A Província Ibérica enviou, para o ano letivo findo 2021/2022, dinheiro num valor de 2.500€ que corresponde a 1.659.850xof, para ajudar 21 estudantes inscritos na bolsa de estudo e uma universitária.
O dinheiro foi administrado devidamente como podemos ver na tabela. Os 21 bolseiros, selecionados do ano letivo transato, do ensino básico até secundário (do 1º ao 12º anos), transitaram todos.

do comunicado dos Padres Florentino e Lima

Para o ano letivo 2022/23, são propostos à bolsa estudo os alunos que vão prosseguir estudos do ano transato e novos alunos carenciados.

Com a Covid e com a guerra, também o custo de vida subiu na Guiné Bissau. A bolsa de estudo a que nos propomos dar contempla, não só a matrícula anual e os materiais, mas também, em alguns casos, estamos a ajudar na alimentação, no transporte e na saúde. Não se consegue ensinar crianças e jovens de barriga vazia e/ou doentes e/ou que não conseguem chegar à escola por seus meios.

Para ajudar estas crianças e Jovens pode doar para a conta dos Missionários do Preciosíssimo Sangue. Para ter efeitos fiscais em sede de IRS (para particulares) ou IRC (empresas) basta enviar um sms com o NIF (número de identificação fiscal) para o 961250955.

IBAN: PT50 0035 0672 00002530130 91

Os Missionários do Preciosíssimo Sangue são administradores da escola “Liceu Prof. A. A. Vasconcelos” fundada pelo nosso conterrâneo Padre Joaquim Cardoso Pereira. Foi nesta escola que vários jovens de Proença-a-Nova, através do grupo JAGAS, fizeram voluntariado. Por outro lado, é também para ela que se destina todo o material escolar que os Missionários do Preciosíssimo Sangue recebem em conceito de donativos para enviar para a Guiné Bissau.

Os Missionários do Preciosíssimo Sangue agradecem todos os bens espirituais e materiais que recebem do coração e das mãos de quem ajuda.

Que a intercessão de São Gaspar nos faça sentir sempre a Graça de Deus que nos salva e faz o bem.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter