GNR resgata duas crias de canídeos

 GNR resgata duas crias de canídeos

O Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, através do Posto Territorial de Penamacor e da Equipa de Proteção da Natureza e do Ambiente em Zona Específica (EPNAZE) da Reserva Natural da Serra da Malcata, no dia 23 de fevereiro, resgatou dois canídeos, no concelho de Penamacor.

Na sequência de uma denúncia de abandono de cachorros na berma da estrada nacional EN332, entre as localidades de Aldeia de João Pires e de Medelim, os militares da Guarda encetaram diligências para averiguar a situação. No decorrer da ação os militares da Guarda depararam-se com os dois canídeos recém-nascidos, abandonados e sem qualquer ferimento.

informa a GNR em nota enviada

Os animais foram de imediato encaminhados e entregues no Canil Intermunicipal de Proença-a-Nova, para monitorização do seu estado de saúde.

Os factos foram remetidos ao Tribunal Judicial de Fundão.

Na mesma nota, a Guarda Nacional Republicana recorda que “a prática de abandono de animais de companhia constitui um crime punível com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias”.

A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter