Galeria Municipal de Oleiros: “Painéis de S. Vicente de Fora, com outra arte”

Galeria Municipal de Oleiros: “Painéis de S. Vicente de Fora, com outra arte”

A peça em azulejo alicatado que reproduz os “Painéis de São Vicente de Fora” é uma das obras em destaque na exposição de José Veiga Freire. A mostra que exibe a arte de agrupar – de forma criativa – pedaços de cerâmica vidrada, cortados em diferentes tamanhos e formas, vai estar patente na Galeria Municipal de Oleiros, no Multiusos das Devesas Altas, de 30 de julho a 18 de setembro.

Na sua versão original, patente no Museu de Arte Antiga (em Lisboa), os referidos painéis constituem uma pintura de elevada referência histórica e cultural. Executada no séc. XV por Nuno Gonçalves, pela sua excecional qualidade, para além de ocupar um lugar de inquestionável destaque na história da pintura portuguesa, é também considerada internacionalmente como uma obra-prima.

Os Painéis encerram em si a história de um Povo, tendo sido executados por ordem do rei D. Afonso V”, explica José Veiga Freire, dando a entender o quanto a peça original o impressiona, ao ponto de elaborar uma reprodução com técnica própria, sem utilização de quaisquer tintas, “de uma forma única e até hoje nunca assim reproduzida“. Composta por seis quadros (“Os Frades”, “Os Pescadores”, “O Infante”, “O Arcebispo”, “Os Cavalheiros” e “A Relíquia”), nela se inserem 58 personagens em torno da dupla figuração de S. Vicente.

A exposição pretende afirmar a existência de “outra arte” e ampliar o conhecimento acerca dos referidos Painéis. Nesta mostra vão ainda poder ser apreciados outros trabalhos executados pelo artista com a mesma técnica. Natural do Fundão, desde muito cedo que o autor revelou interesse por esta forma de trabalhar o azulejo. O seu percurso artístico consolidou-se através de um estudo intenso e aprofundado pelas técnicas utilizadas na conceção de painéis e murais em azulejo, bem como pela observação de materiais, ferramentas e formas de trabalhar as cores. “É um tipo de arte que normalmente não se vê“, refere José Veiga Freire. Sobre a exposição que vai apresentar em Oleiros, o artista frisa que “vão ser exibidas novas obras, com grande destaque para os Painéis de São Vicente de Fora“.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter