Freguesias Proença-Peral divulgam azeite

 Freguesias Proença-Peral divulgam azeite

A União de Freguesias Proença-Peral esteve presente nestas Festas, onde aproveitou para divulgar os produtos endógenos da freguesia, com grande destaque para o azeite, mas também o pão, o vinho caseiros, a prova de azeite (tibórnia) e ainda o bacalhau desfiado e temperado com alho e azeite, que os visitantes tiveram oportunidade de provar.

Destaque ainda para a exibição de alguns artefactos antigos, como a frigideira(sertã), uma pá de madeira para erguer a azeitona ao vento (separar a folha da azeitona), a almotolia e a lanterna e lamparina a azeite.

Refira-se ainda a exposição de um “cambo”, tipo de vara usada para bater a rama e chegar ao ramos mais distantes.

Os visitantes puderam ainda participar em dois desafios lançados pela União de Freguesias.

1º escrever uma quadra sobre o azeite e habilitar-se a um prémio. A melhor quadrada foi premiada com um vale de compras.

2º completar um provérbio alusivo ao azeite e receber um prémio foi outro desafio deixado pela Junta.

Refira-se ainda a exposição de uma garrafa de azeite da 1ª Feira do Azeite realizada em Proença-a-Nova, em 1983, ainda com o Padre Sousa como Presidente do Município.

Referir que a União de Freguesias também já dinamizou e promoveu o azeite, por exemplo organizando um concurso de azeites, a par da exposição de amostras de azeite de todos os lagares do Concelho.

Deste modo, o azeite foi o centro das atenções, um produto de grande qualidade, cuja produção a União de Freguesias pretende incentivar e dinamizar.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter