Festas das Colheitas em Proença-a-Nova

No dia 17 de setembro, às 10h00, a comunidade paroquial de Proença-a-Nova realizou a Festa das Colheitas.
A Festa das Colheitas é uma iniciativa do Grupo do Apostolado de Oração no qual os seus associados convidam a comunidade cristã à partilha do seu trabalho diário.
No passado, os membros da comunidade traziam géneros alimentares para a celebração eucarística que depois saíam em procissão presidida pelas imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Maria.

Em Proença-a-Nova, a Festa deixou a tradição dos andores para a tradição das carrinhas que levavam as ofertas (5 carrinhas). Mais tarde passou para três carrinha. Hoje, os zeladores pedem dinheiro porque há dificuldade para levar os andores, não os das ofertas, mas os dos santos que habitualmente vão na procissão. Este ano, só saiu o andor do Sagrado Coração de Jesus porque já não há “forças” para levar o Sagrado Coração de Maria.
“Quando chegarmos à era do MBWay e do Paypal como forma de partilhar os bens, esta tradição morreu”, dizem alguns. “Nascerá outra!”, dirão outros!
Todo o trabalho do ser humano produz frutos. Hoje é o dia de agradecer a Deus a nossa capacidade de produzir, principalmente o que é bom, seja intelectual, espiritual ou material.
P. Virgílio, na Eucaristia.
Os bens monetários recolhidos (5 808,31€) destinam-se ao fundo paroquial de Proença-a-Nova que suporta as necessidades da Paróquia.
Os párocos de Proença manifestam a sua gratidão a Deus por todas as pessoas que partilharam os seus bens e também pelos zeladores que recolheram as suas ofertas.
Reconhecem, porém, que com a mudança dos tempos deverão mudar as vivências desta tradição. Como estamos em sínodo, estão abertos a sugestões da comunidade e dos zeladores do Apostolado de Oração.