Festa de Pergulho e Murteira

Festa de Pergulho e Murteira

As aldeias de Pergulho e Murteira fazem festa em Honra de São Marcos.

Este ano retomaram a tradição da festa, sendo que além da celebração religiosa, realizaram o almoço convívio familiar.

Após dois anos sem festa de S. Marcos, conseguimos todos juntos matar saudades e recuperar em parte as vivências das verdadeiras festas a que nos habituámos ao longo dos tempos.

Juntámo-nos muitos, foram os que puderam, os que quiseram e estivemos quase duzentos a rezar e depois a conviver à mesa.

S. Marcos participou, e talvez tenha pedido ao colega S. Pedro, mais vocacionada para as chuvas e o bom tempo, e assim tivemos um dia perfeito, sem chuva e com muito sol. Começámos às 12,30 enchendo a igreja, rezámos e cantámos, muitas flores e muitos sorrisos, denotando as saudades destes encontros. Levámos S. Marcos à rua, a procissão do costume, e as novas tecnologias marcaram presença, um drone sobrevoava a aldeia em reportagem.

Era hora de outro convívio, e à mesa continuámos a festa. Muita comida confecionada por mãos hábeis, a D. Aurora que já esteve por outras vezes na nossa festa, mostrou mais uma vez que sabe o que faz. Excelente caldo verde e a feijoada também com nota alta, era a opinião da maioria dos comensais. E agora uma salva de palmas, de pé, por favor para as senhoras da nossa terra. Tantos doces diferentes, tantas técnicas aplicadas, tanta cor, que só de ver fazia crescer água na boca. A tigelada não faltou, é o nosso cartão de visita. E assim nos mantivemos entre os doces e muitas conversas, reparei que houve muita alegria, e ninguém notou a falta da música nos altifalantes, nem os copos de cerveja no balcão.

Fomos felizes, numa festa de S. Marcos em ponto pequeno, e no próximo ano haverá festa de novo, grande ou pequena…

Abraços e beijos

Luís Farinha

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter