Faleceu Padre João Mendonça

 Faleceu Padre João Mendonça

A Vigararia do Clero, Vocações e Ministérios, em comunicado, informa da morte do Padre João Mendonça.

“Com profundo pesar mas com esperança cristã, informo que acaba de falecer, no Hospital de Castelo Branco, acometido de avc hemorrágico, o nosso Rev.do Senhor Padre João Alves Mendonça, pároco de Sarzedas e Sto. André das Tojeiras.

Criados à imagem e semelhança de Deus, é o dom de nós próprios que mais e melhor nos realiza e identifica como filhos amados do Pai e, em Cristo, chamados à vida eterna. Na vida como na morte, o homem não se realiza plenamente senão pelo dom gratuito de si mesmo.

O nosso P. João Mendonça nasceu em Alvito da Beira no dia 29 de Julho de 1943 e aí foi também baptizado no ano seguinte. Fez a sua formação nos nossos Seminários e foi ordenado Presbítero para Igreja Diocesana em 3 de Junho de 1979 por Sª Exª Rev.ma o Senhor D. Augusto César A. Ferreira da Silva.

Foi Professor do Colégio de Sto António ainda enquanto Diácono e, como Presbítero, serviu as Paróquias de Bemposta (a partir de 1980), S. Facundo (a partir de 1981) , Vale das Mós (a partir de 1987) Alvega (a partir de 1991) sendo nomeado Moderador daquela então denominada “2ª Zona com Dinâmica de Missão” em  1992, ano em que começou a integrar o Conselho Presbiteral Diocesano. Exonerado do serviço na referida “Zona com Dinâmica de Missão” em 1997, foi nomeado Director do Jornal “O Distrito de Portalegre”, Assistente Espiritual da “Cáritas Diocesana”, Coordenador do “Secretariado Diocesano de Actividades Sócio Caritativas da Igreja” (Secretariado Diocesano da Pastoral Social)  e responsável da Tipografia Nuno Álvares em Portalegre. Exonerado destes serviços em 2003, foi  nomeado Pároco de Santo André das Tojeiras e de Sarzedas onde permaneceu até hoje. 

As parábolas de Jesus que reflectem a morte ajudam-nos sempre a ultrapassar a própria morte: é o grão de trigo (Jo 12, 24), é o grão de mostarda (Mt 13, 31, é o fermento (Mt 13, 33), é a semente (Mc 4, 26). O que nos espera para além da morte não é um lugar mas uma relação plena de filhos com o Pai de Misericórdia. Por isso morrer é descansar, é confiar em Deus, é estar com o Senhor. O que não se dá, perde-se. Mas, escondido com Cristo em Deus, o homem aprende sempre a dar-se (Col 3,3). É a densidade da vida humana e o horizonte da esperança cristã.

O horário das Exéquias será, entretanto, enviado. Hoje haverá Eucaristia em Sarzedas e o féretro seguirá depois para Alvito da Beira.

Lembremos, ao Senhor da Messe, na oração de súplica e de acção de graças, o nosso Rev.do Padre João Alves Mendonça. Ele, que celebrou, com tantos irmãos, a Liturgia da Igreja nesta terra, possa agora, na primeira pessoa, participar na liturgia celeste com o próprio Cristo Ressuscitado.”

*P. Emanuel Matos Silva, Vigararia do Clero, Vocações e Ministérios

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter