Um dos principais desafios é o da educação escolar das crianças e adolescentes

Um dos principais desafios é o da educação escolar das crianças e adolescentes

O encerramento das escolas não significou nem pode significar a estagnação das aprendizagens e do seu percurso escolar. O isolamento não é estar de férias, mas também não é estar na escola. Implica a adopção de estratégias de adaptação a uma nova realidade, que inclui a participação em aulas, fichas de actividades e trabalhos e projectos à distância, fora do contexto escola, da proximidade física aos professores e colegas.


É uma situação difícil para as crianças e adolescentes, mas também para os Pais e Cuidadores, que estão em casa, ainda a tentar organizar a nova rotina familiar e, frequentemente, eles próprios em teletrabalho, e que se vêm confrontados com a necessidade de apoiar as crianças e adolescentes no estudo, garantindo que continuam a aprender.


Perante esta situação, é normal que os Pais e Cuidadores se sintam ansiosos, preocupados e perdidos, sem saber exactamente o que fazer e como ajudar as crianças e os adolescentes e, simultaneamente, darem resposta às solicitações laborais e de logística familiar. São muitas coisas para gerir! É normal que se sintam cansados, culpados ou incapazes.


Vamos precisar de tolerância e muita flexibilidade para lidar com estas circunstâncias, confiando em nós e nos outros para as ultrapassar. Algumas recomendações podem ajudar neste processo: cuide de si, planeie e organize uma nova rotina, acompanhe o estudo (mas não estude pela criança/ adolescente!).

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter