Docentes de Proença recebidos pela autarquia
O corpo docente do concelho de Proença-a-Nova, no ano letivo 2023/2024, foi recebido no passado dia 6 de Setembro no edifício da Câmara Municipal. A iniciativa contou com a presença dos professores do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova, educadores do Jardins de Infância do Cortiço (Proença-a-Nova) e da Carochinha (Sobreira Formosa).
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, salientou a importância do papel dos professores na Escola Pública “que tem uma condição diferenciada de ser transversal e de ser uma escola para todos”, e por isso enfrenta novos desafios.
“Um grande número de pessoas de outras geografias e outras culturas carregam o mesmo desafio que devemos apresentar, para sermos uma escola pública inclusiva.”
afirmou o autarca
Neste sentido, o autarca anunciou que a nova praça comunitária, entre as quais se diz respeito pelo Plano de Combate ao Insucesso Escolar, terá um novo terreno dedicado à integração e formação destinado ao apoio aos emigrantes.
O objetivo desta iniciativa é reconstituir o papel do professor e do educador na formação das crianças e jovens do concelho e, simultaneamente, apresentar alguns valores existentes na autossuficiência que possam ser utilizados nas salas de aula desenvolvidas. pelos professores, reforçando parcerias que têm vindo a ser desenvolvidas ao longo dos anos.
lê-se em nota enviada pela autarquia
João Lobo sublinhou ainda a importância de partilhar “o nosso território e a nossa história com os nossos alunos”. Nesse sentido foi oferecido a cada professor uma tigelada com um pouco da sua história e respetiva receita, com o objetivo de perpetuar aquela que é a chuva do ensino do concelho e que com ela promove um conjunto de outras atividades económicas características de Proença, como a caprinocultura e a apicultura.