Distrito: GNR investigou 163 crimes de violência doméstica e maus-tratos no primeiro semestre do ano

 Distrito: GNR investigou 163 crimes de violência doméstica e maus-tratos no primeiro semestre do ano

O Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco investigou 163 crimes relacionados com violência doméstica e maus-tratos durante o primeiro semestre de 2026, tendo detido 16 pessoas e apreendido 21 armas, anunciou esta quinta-feira a força de segurança.

De acordo com a GNR, das 16 detenções efetuadas, 15 ocorreram para apresentação a primeiro interrogatório judicial e eventual aplicação de medidas de coação. A restante detenção teve como objetivo o cumprimento de uma pena de prisão efetiva pela prática do crime de violência doméstica.

No âmbito das investigações, o NIAVE cumpriu ainda 14 mandados de busca, operações que resultaram na apreensão de 21 armas, 929 munições e 25 equipamentos informáticos.

Segundo a GNR, os meios apreendidos constituem elementos probatórios relevantes para o apuramento dos factos investigados e para a prevenção da eventual continuação da atividade criminosa.

“Os NIAVE da Guarda Nacional Republicana têm como principal missão a investigação dos crimes relacionados com a violência doméstica, violência contra as mulheres, maus-tratos a crianças, idosos e outras vítimas especialmente vulneráveis”, refere a GNR.

A força de segurança sublinha que a intervenção dos núcleos especializados inclui também o apoio às vítimas, através de uma atuação “integrada, especializada e articulada” com as restantes entidades competentes.

A GNR recorda que a violência doméstica é um crime público, pelo que a denúncia não depende exclusivamente da iniciativa da vítima. “Denunciar é uma responsabilidade de todos”, reforça a Guarda Nacional Republicana.

Quem seja vítima ou tenha conhecimento de uma situação de violência doméstica pode apresentar denúncia através do Portal Queixa Eletrónica, contactar o 112, dirigir-se ao posto da GNR mais próximo ou utilizar os mecanismos de apoio especificamente destinados a pessoas surdas.

A GNR disponibiliza ainda a aplicação App MAI112, destinada exclusivamente a cidadãos surdos, e o serviço SMS Segurança, direcionado para pessoas surdas.

A força de segurança mantém campanhas e ações de sensibilização regulares sobre violência doméstica, procurando reforçar a prevenção, a proteção das vítimas e a denúncia de situações de violência.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter