Diocese: Sé Catedral já reabriu

 Diocese: Sé Catedral já reabriu

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco tem em curso um inventário ao seu património, mas ainda não o concluiu devido a questões técnicas, disse hoje o respetivo bispo, Antonino Dias.

“Ao nível do património, estamos a fazer um inventário à diocese toda, temos protocolos com várias câmaras municipais, foram técnicos que fizeram os inventários em toda a diocese”, relatou.

Este trabalho “já devia estar nas mãos de todos, mas, devido ao sistema de armazenamento das imagens, atrasou-se um pouco”, admitiu o bispo de Portalegre–Castelo Branco.

De acordo com Antonino Dias, que falava aos jornalistas à margem da cerimónia de reabertura da Sé Catedral de Portalegre, após obras de reabilitação que arrancaram em 2021, num investimento de 3,5 milhões de euros, a diocese está a “ultimar” o inventário, com a Comissão Permanente de Bens Culturais da Igreja.

“Estamos a ultimar isso, a comissão dos bens culturais está a ultimar isso, mas ainda está por acabar”, sublinhou

As obras na Catedral de Portalegre, que hoje reabriu aos fiéis, incidiram nos “claustros, espaço anexos e na conservação e restauro dos retábulos das 12 capelas interiores” da Sé e da Capela de São Tiago, disse à Lusa, no dia 28 fevereiro, o cónego Bonifácio Bernardo, deão do Cabido da Sé de Portalegre.

“O espaço estava degradado”, porque estava “tudo muito escurecido, com acumulação de pó, cera, pois, desde os finais do século XVIII que não existiam obras profundas na Sé Catedral”, disse, na altura, realçando que foram “225 anos [sem obras], sensivelmente”.

Bonifácio Bernardo revelou ainda que, durante as obras, foi encontrado “algo inesperado” em todas as capelas – pinturas em murais que devem datar dos finais dos séculos XVI, XVII e XVIII.

A intervenção contou com apoios de fundos comunitários, nomeadamente do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), que a comparticipou em 85%, enquanto a diocese assegurou a contrapartida nacional.

Para o bispo desta diocese, que apenas visitou nos últimos dois anos as obras “uma ou duas vezes”, hoje é um dia de “alegria” para toda a comunidade.

A construção da Sé Catedral ficou a dever-se ao bispo Julião de Alva, por ocasião da formação da Diocese de Portalegre. Os trabalhos arrancaram em 14 de maio de 1556 e ficaram concluídos em 1575.

À margem da cerimónia de reabertura, questionado pela Lusa sobre os resultados apresentados pela Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais na Igreja Católica, Antonino Dias escusou-se a abordar essa matéria, remetendo para um comunicado que já divulgou sobre o assunto.

No dia 09 deste mês, o bispo revelou na sua página na rede social Facebook que há registo de dois casos de alegados abusos sexuais na diocese, entre 1958 e 1981, mas os dois padres que supostamente cometeram os atos já faleceram.

No documento, Antonino Dias explicou também que, de acordo com o relatório final da comissão independente, foram recebidas denúncias relativas a “cinco alegados casos” de abuso sexual ocorridos no território daquela diocese e referentes a membros da Igreja.

De acordo com o bispo, em três dos casos não era referido o nome dos abusadores, mas nos outros dois sim.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter