Diocese: Requalificação de Igreja na Índia e Cáritas é o destino da Renúncia Quaresmal 2025

 Diocese: Requalificação de Igreja na Índia e Cáritas é o destino da Renúncia Quaresmal 2025

Antonino Dias, Bispo de Portalegre-Castelo Branco (Foto Adriana Martins/Reconquista)

Com o início do Tempo Quaresmal, que irá decorrer até à Semana Santa, o bispo da Diocese de Portalegre e Castelo Branco, Antonino Dias, anunciou, na sua mensagem quaresma 2025, que o resultado da renúncia quaresmal deste ano é destinado à Cáritas Diocesana e à Paróquia de Samayanallur, da Diocese de Madurai, do Estado de Tâmil Nadu, na Índia.

“A nossa partilha, ou renúncia quaresmal, em partes iguais, destinar-se-á à requalificação da igreja de Santo Inácio na paróquia de Samayanallur, da Diocese de Madurai, do Estado de Tâmil Nadu, na Índia, cujos jovens, com cinco sacerdotes, vieram à JMJLisboa 2023 e fizeram os dias de preparação entre nós. O Fundo Diocesano de Emergência Social, gerido pela Cáritas Diocesana, será o outro destinatário dessa partilha das nossas comunidades cristãs.”

afirma Antonino Dias

No seu comunicado, o Bispo Diocesano explica ainda que a referida Comunidade “já foi visitada por um sacerdote da nossa Diocese a convite da Comissão Episcopal para a Juventude de Tâmil, na Índia”.

Na referida mensagem Antonino Dias afirma ainda que a Quaresma “é o tempo privilegiado” para uma peregrinação interior “em direção a Jesus, fonte da Esperança e da Misericórdia”.

“É um caminhar tanto mais necessário quanto mais se vive à flor da pele e voltados para fora. Quem suporta hoje um silêncio prolongado, um dia sem televisão, sem telemóvel, sem redes sociais, sem internet? Atraídos por tantas solicitações e provocações, esquece-se o essencial e, não raro, têm-se como únicos centros de peregrinação as superfícies comerciais e afins, tantas vezes em busca do inútil ou supérfluo”.

escreve o Bispo Diocesano

Sendo a Quaresma “o tempo oportuno para fazer este caminho, um tempo prático”, Antonino Dias aponta “algumas pistas para que todos, de todas as idades e condições, possamos fazer uma verdadeira peregrinação quaresmal: entra em ti, cala-te, escuta, reza, crê, ama, adora e partilha”.

Lembrar que a Renúncia Quaresma será entregue no Domingo de Ramos, 13 de Abril.

Para si... Sugerimos também...

2 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter