Diocese Portalegre-Castelo Branco abre processo sinodal

Diocese Portalegre-Castelo Branco abre processo sinodal

Foi no dia 11 de Setembro de 2021 que o Conselho Diocesano de Pastoral decidiu que a abertura Diocesana da Caminhada Sinodal iria a acontecer no dia 17 de Outubro no Cine-teatro avenida em Castelo Branco.

O Papa Francisco propõe à Igreja um sínodo para toda a Igreja que decorrerá em três fases distintas: diocesana, continental e universal. O sínodo terminará com uma assembleia, em Roma, em 2023. Este caminho sinodal terá início nos dias 9 e 10 de Outubro em Roma.

O sínodo que o Papa Francisco propõe visa

tornar possível uma verdadeira escuta do povo de Deus e, ao mesmo tempo, envolver todos os bispos em diferentes níveis da vida eclesial

https://www.vaticannews.va

Na fase diocesana, procura-se auscultar o Povo de Deus e deixar que este participe na busca dos novos caminhos da Igreja. “O objetivo desta fase é a consulta do povo de Deus para que o processo sinodal se realize na escuta da totalidade dos batizados” (vaticano news). Na fase intercontinental, procura-se o diálogo e o discernimento: “O objetivo é dialogar a nível continental sobre o texto do Instrumentum laboris e realizar, em seguida, “um ato ulterior de discernimento à luz das particularidades culturais específicas de cada continente” (vaticano news). Na última fase, os bispos de todo o mundo juntam-se em Roma em Outubro de 2023 para “um exercício da colegialidade dentro do exercício da sinodalidade” (vaticano news).

Sob a presidência do nosso Prelado, Dom Antonino Dias, será também, neste evento do dia 17 de Outubro, apresentado o plano Diocesano de Pastoral para o ano de 2021/22.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter