Diácono Manuel da Conceição Mendes

 Diácono Manuel da Conceição Mendes

A Vigararia Clero Vocações Ministérios comunica com pesar e esperança cristã que, depois de uma já longa de doença e sofrimento, o Senhor nosso Deus, Pai de Misericórdia, chamou hoje a Si, o nosso Diácono Manuel da Conceição Mendes, na Unidade de Cuidados Continuados, em Vila de Rei, onde se encontrava.

Nascido 27 de Julho de 1958, foi ordenado Diácono para o serviço da Diocese a 6 de Janeiro de 2001. Como Diácono serviu sempre, com zelosa fé e generosa entrega, a Cidade de Abrantes, particularmente a Comunidade da Chainça.  

Como “tratar os defuntos como se fossem simplesmente mortos é falta de humanidade; e tratar os defuntos como se ainda estivessem vivos é falta de sabedoria”, olhamos para os que partem sentindo-nos todos Igreja na comunhão dos santos em que se entra pelo baptismo. O primeiro celebrante da liturgia exequial é o próprio defunto que, na morte, celebra a sua participação no Mistério pascal de Cristo na plena experiência do encontro pessoal com o Mestre. A Igreja não celebraria, por isso, verdadeiramente, a liturgia exequial senão celebrasse, sim, a ressurreição de Cristo.

Rezemos por este nosso irmão que, pelo ministério e apostolado, abriu as portas da comunhão com Deus a tantos homens e mulheres.

Deus Omnipotente e eterno, Senhor da vida e da morte,
nós acreditamos que a vida do nosso irmão
Manuel, diácono, está agora escondida em Vós;
Ele contemple agora a Vossa beleza e ternura,
e seja iluminado para sempre na luz verdadeira
que em Vós tem a sua fonte inesgotável.

As Exéquias do Rev.do Diácono Manuel Mendes, presididas pelo nosso Bispo, terão lugar amanhã, dia 14 de Maio, pelas 17h30 na Igreja de Nª Sª das Graças, na Chainça, Abrantes. Após a Celebração irá a sepultar no Cemitério de Sta. Catarina na mesma Cidade.

A toda a sua Família, particularmente a sua Esposa, expressamos as nossas condolências e asseguramos a nossa oração.

Invoquemos a misericórdia de Deus e demos-Lhe graças pelo dom da sua vida.

*Emanuel Matos Silva, padre, Vigº Clero

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter