Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

 Dia Nacional da Pessoa com Deficiência

O Município de Castelo Branco assinala o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, este sábado, 10 de maio, com a iluminação de cor amarela da fachada do edifício da Câmara Municipal.

Trata-se de uma iniciativa em colaboração com duas IPSS de Castelo Branco: a AACCB – Associação de Apoio à Criança do Distrito de Castelo Branco e a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.

O Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, explicou, em Conferência de Imprensa, que as duas instituições deram a sugestão da iluminação amarela de um edifício da cidade, tendo o Autarca acolhido a ideia e terem concordado em ser a fachada da Câmara Municipal.

O Município aceitou o desafio e juntou-se a esta comemoração, pois apesar de parecer uma ação relativamente simples, também é significativa, uma vez que pretende sensibilizar a população, promover a consciencialização sobre a deficiência intelectual e valorizar “o trabalho relevantíssimo desenvolvido pelas instituições com os cidadãos deficientes e as suas famílias”, referiu o Presidente da Câmara Municipal.

“nos identificamos de uma forma muito clara com aquele que é o trabalho das associações”, onde as pessoas com deficiência são “bem acolhidas, tratadas com dignidade e são desenvolvidas com elas atividades diversas que visam a promoção dos seus conhecimentos e das suas competências”.

Leopoldo Rodrigues

Maria de Lourdes Pombo, Presidente da APPACDM de Castelo Branco, e João Benquerença, Presidente da AACCB, consideram ser relevante explicar a importância da celebração deste dia e esta ação simbólica, homenageando o deficiente intelectual e apelando à inclusão.

A proposta para a criação deste dia surgiu de uma petição da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental, com mais de 10.200 assinaturas, que foi aprovada na Assembleia da República, através da Resolução nº 54/2023.

Foi, igualmente, aprovada a escolha do dia 10 de maio, por ser a data de nascimento do pintor norte-americano Dwight Mackintosh, diagnosticado com atraso mental e que, depois de ser institucionalizado em hospitais psiquiátricos e ter vivido mais de 50 anos neste tipo de instituições, foi admitido no Creative Growth Art Center, um centro de criação para artistas com deficiência, tornando-se num dos pintores mais conhecidos dos EUA.

Para assinalar o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual, a Humanitas promove a iluminação em amarelo de diversos edifícios e monumentos de norte a sul do país, como forma simbólica de visibilidade e sensibilização.

*Câmara Municipal de Castelo Branco

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter