Dia do Concelho de Oleiros

 Dia do Concelho de Oleiros

O içar da Bandeira no edifício dos Paços do Concelho ao som da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Oleiros deu início às comemorações do Dia do Concelho de Oleiros, nesta segunda-feira, dia 14 de agosto.

Muitos foram os que compareceram à Sessão Solene, no Pavilhão Multiusos das Devesas Altas, na qual foram distinguidas diversas personalidades de vários setores, um ex-autarca e assinados protocolos de apoio a coletividades e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

O Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, Miguel Marques, recordou todos quantos, na história do concelho, “na resiliência e na vontade das nossas gentes” encontraram “energia para mudar o que estava mal” e trabalharam “para fazer ressurgir as condições para o engrandecimento do concelho”.

“aos nossos compatriotas que deixaram a sua terra natal em busca de melhores condições de vida e é para eles e para as suas famílias que dirijo um forte abraço”.

Miguel Marques

O autarca do Município considera que os dias simbólicos como aquele do Dia do Concelho, “para além das divergências, apelam para o sentido estratégico da cultura da cooperação institucional”. Uma cooperação “sã e democrática” conduz “à melhoria dos índices de conforto e de qualidade de vida”, apontou.

Com olhos postos no futuro, o Presidente da Câmara Municipal de Oleiros quis deixar uma mensagem de esperança e um breve balanço do trabalho que tem vindo a ser realizado.

Está em curso, indicou, o processo de modernização da Zona Industrial de Alverca com a construção do Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial de Oleiros, bem como a ampliação da Zona Industrial do Açude Pinto, “visando atrair empresas e criar emprego”, referiu.

Miguel Marques, presidente da Câmara de Oleiros

Miguel Marques referiu-se ainda àquilo que considera ser “uma das maiores exigências” com que o Município se vê confrontado.

É assim que temos em curso um conjunto de projetos que visam dotar os espaços urbanos de uma maior valorização, cumprindo destacar neste contexto a reabilitação da entrada sul de Oleiros e a zona envolvente à Igreja Matriz”.

Miguel Marques

Anunciou ainda outros investimentos como a conclusão do Quarteirão Cultural, com a construção do Auditório Municipal na antiga casa Romão, um dos projetos que frisou ser “prioritário” em candidaturas a apoios comunitários.

A Câmara Municipal de Oleiros pretende ainda construir passeios no Estreito e Mosteiro.

“Encontram-se neste momento a decorrer obras de requalificação no Parque Desportivo e de Lazer em Oleiros, no Largo dos Azevedos no Orvalho e na Escola da Pisoria, na freguesia de Cambas.

“Estamos a apoiar, sem exceção, todas as freguesias do concelho, seja na requalificação urbana, limpeza de caminhos florestais, calcetamentos, construção de açudes e pontos de água”

“A breve prazo avançará a construção de açudes em Vilar Barroco, Mosteiro e Cardosa, à semelhança do que fizemos na Isna”.

Miguel Marques

Dentro de meses serão inaugurados o Espaço de Coworking no 1º andar do Mercado Municipal e a Casa de Pesca em Álvaro.

Com uma referência especial no setor do Turismo, também este ano será aberto ao público o Miradouro do Zebro, desenhado pelo conceituado arquiteto Siza Vieira.

Os produtos endógenos, enquanto marca identitária de Oleiros, não foram esquecidos. O Cabrito Estonado encontra-se em processo de certificação como Especialidade Tradicional Gastronómica.

A floresta, a maior riqueza do nosso concelho, fustigada pelos sucessivos incêndios, continuará a ser objeto de uma especial e cuidada atenção por parte deste executivo” em conjunto, acrescentou, com os proprietários e empresários do setor.

A continuidade das políticas sociais e educativas, o apoio à promoção da saúde que o Município tem no terreno foi outra das garantias deixadas por Miguel Marques naquele que foi o seu primeiro discurso no Dia do Concelho enquanto Presidente da Câmara Municipal de Oleiros, uma condição que resulta da renúncia ao cargo do seu antecessor, Fernando Jorge, por motivos de saúde em junho.

A terminar, lembrou todos quantos trabalharam e trabalham diariamente para que sejam garantidos os serviços básicos à população. “São os trabalhadores da Câmara Municipal de Oleiros que concretizam no terreno as políticas municipais”.

O Presidente da Assembleia Municipal de Oleiros, Joaquim Silvério, pediu “mais medidas de apoio” às populações do interior do país e declarou claro apoio ao apelo público já feito pelo autarca de Oleiros no sentido de ser melhorada a estrada nacional até ao alto da Foz do Giraldo, encurtando assim a duração da viagem até Castelo Branco.

O Município de Oleiros atribuiu várias distinções.

  • A Medalha de Mérito Municipal – Pinha de Mérito Municipal – Grau Prata no setor cultural foi entregue a José Augusto Luís e José Mateus, no setor empresarial a José do Carmo Afonso e José Roque Lima e, por fim, no setor social, a título póstumo, a João Dias.
  • A Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro do setor autárquico foi entregue a Victor Manuel da Conceição Antunes.
  • No conjunto “Pinha de Distinções Especiais” a António do Nascimento Ferreira foi entregue o Diploma de Mérito no setor social, a Luís Manuel Barata Mendes, a título póstumo, o Diploma de Bom Comportamento.
  • Na cerimónia foram ainda condecorados os trabalhadores municipais em exercício de funções com o tempo efetivo mínimo de 30 anos de serviço: Alcides Domingues Luís, César Barata Domingues, João Antunes Freire, João Lourenço, Paulo José Mendes Lopes e Luciano Lopes da Silva. Todos estes foram contemplados com a Medalha Municipal de Dedicação e Bons Serviços (Pinha Municipal de Dedicação e Bons Serviços) de Grau Ouro.
  • Com 19 anos de serviço, José Fernandes Gonçalves, aposentado, recebeu a Medalha Municipal de Dedicação e Bons Serviços (Pinha Municipal de Dedicação e Bons Serviços) de Grau Bronze.

Protocolos

Na cerimónia foram ainda celebrados protocolos com IPSS do concelho: Centro Social e Paroquial do Estreito (22.200 mil euros), Centro Social do Orvalho (75 mil euros), Centro Social São João do Sobral (13.200 mil euros), Santa Casa da Misericórdia de Álvaro (13.200 mil euros) e Santa Casa da Misericórdia de Oleiros (53 mil euros).

Da mesma forma, foram celebrados protocolos com associações:

  • 135 mil euros para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oleiros;
  • 18 mil euros para o Rancho Folclórico e Etnográfico de Oleiros;
  • 20 mil euros para a Sociedade Filarmónica Oleirense;
  • 12 mil euros para o Grupo dos Amigos Incondicionais do Orvalho;
  • 15 mil euros para a Associação Recreativa e Cultural de Oleiros;
  • 12 mil euros para a Associação Pinhal Total;
  • 30 mil euros para a Casa do Benfica;
  • 43.600 mil euros para o Grupo Desportivo Águias do Moradal;
  • 5 mil euros para a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado;
  • 6.600 mil euros para o Grupo de Cavaquinhos da Freguesia do Estreito-Vilar Barroco;
  • 7.500 mil euros para a Associação de Pais do Agrupamento de Escuteiros 1080 – Oleiros.

Na cerimónia foi ainda assinado um protocolo tripartido entre os familiares de Maria Afonso Santos Silva e seu marido (já falecidos), defensores da iguaria local Cabrito Estonado e que eram proprietários do restaurante “O Prontinho”, a Confraria Gastronómica do Cabrito Estonado e a Câmara Municipal de Oleiros tendo em vista a instalação da sede da confraria naquele espaço.

No decorrer da Sessão Solene os presentes foram brindados com momentos musicais pela dupla Rodrigo Brás (ao piano e voz) e Bernardo Alves (guitarra e voz).

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter