Dia do Autor Português

Dia do Autor Português

No dia 22 de Maio, todos os autores portugueses, nas diferentes áreas artísticas, estão de parabéns. Na sociedade actual, caracterizada pelo materialismo, o autor, um produtor de ideias, não costuma receber o crédito que merece. Foi com o propósito de homenagear o autor português e destacar a sua importância no desenvolvimento da cultura e do bem-estar da comunidade, que se criou esta data em 1982. Este dia assinala igualmente o aniversário da Sociedade Portuguesa de Autores.

Para celebrar esta efeméride, elegi um pequeno livro recentemente publicado pela Editora Paulinas – Hino da Alegria, de Fátima Passos.

Numa cadência de ideias sublimemente entrelaçadas com imagens de colorida esperança, ao lê-lo somos serenamente impelidos a contemplar e fruir um presente onde a nossa essência se plasma, dele recolhendo o sentido único da existência.

A vida no ser perpétuo é premente de felicidade, condição “sine qua non”, para que o vazio circundante não nos aglutine e ofusque.

A Beleza, a Verdade e o Bem não são uma quimera, mas um Horizonte a conquistar. O Homem, um ser criado para algo mais, num misto de contemplação e acção, almeja conquistar a Paz e o Amor que o mundo teima em lhe negar.

Numa breve mas profunda reflexão, com nuances poéticas, a autora ajuda-nos a atravessar o deserto a caminho da terra prometida, o Arco-Íris onde a Luz dissipa para sempre a aridez e o cinzento do percurso duma vida.

*Maria Susana Mexia

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter