DIA DE S. JACINTO

DIA DE S. JACINTO
António Manuel Silva

O calendário litúrgico festeja no dia 17 de Agosto, o DIA DE S. JACINTO, frade dominicano.

Em 2011 foi publicado um opúsculo sobre a vida e obra daquele santo polaco, padroeiro da Polónia e dos Vales.

A sua devoção deve ter chegado aos Vales através da influência dos frades dominicanos que fundaram um convento em Abrantes e faziam evangelização/pregação pela região. Como S. JACINTO era um santo dominicano…

S. Jacinto

Nesta data, nos Vales, tem sido tradição organizar um convívio/almoço e uma pequena feira para assinalar a efeméride e promover o relacionamento interpessoal na comunidade valense. Nos últimos dois anos, a pandemia COVID-19 tem impedido as tradicionais comemorações que incluíam também a celebração de uma Missa em louvor daquele Santo.

Recordamos que a igreja não paroquial erguida em 1963 com a evocação de S. Jacinto se encontra a receber algumas benfeitorias. Estão a ser concluídas as obras de substituição do telhado original. No próximo ano estão previstas as pinturas, interior e exterior, assim como a reparação do relógio da torre. Logo que possível, também será intervencionado o espaço envolvente do altar com a instalação de um cadeiral adequado à dignidade daquele espaço sagrado.

Para financiamento das obras está a decorrer uma campanha de recolha de donativos. Sempre que possível, os elementos da Comissão Administrativa da Igreja vão continuar a fazer peditório “porta a porta” mas também podem ser feitas transferências bancárias seguindo os dados da informação em anexo para preenchimento de recibo.

Independentemente das crenças religiosas de cada um de nós, está em causa a preservação de um património comum que os nossos antepassados construíram com muito esforço, dedicação e bairrismo. Honremos a sua memória!

Para quem desejar saber mais sobre S. JACINTO, pode consultar aqui. Brevemente serão publicadas imagens e a descrição das obras efectuadas assim como a apresentação de contas.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter