Dia da Mulher: encontro online, ecuménico e inter-religioso

 Dia da Mulher: encontro online, ecuménico e inter-religioso

Língua de verificação: Português EuropeuEstilo de escrita: Formal Foi detectado 1 erro ortográfico. Cancelar“Mulheres que semeiam paz e cultivam o encontro” é o título do evento a ser realizado na tarde do próximo dia 5 de março, promovido pela União Mundial das Organizações Femininas Católicas (UMOFC), em colaboração com o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso.

Com um evento on-line, a União das Organizações Femininas Católicas (UMOFC), com o apoio do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso (DDI), celebrará o Dia Internacional da Mulher 2024.

O encontro ecuménico e inter-religioso, intitulado “Mulheres que semeiam paz e cultivam o encontro“, está programado para a próxima terça-feira, 5 de março, das 15h às 16h30, horário de Roma.

O evento reunirá mulheres de fé de diferentes tradições religiosas para refletir sobre o papel crucial que as mulheres de fé desempenham na construção de uma cultura de paz e encontro.

Inspirado pela mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial da Paz, em particular as palavras “nosso maior tesouro, embora também o mais frágil, é a fraternidade humana, fundada em nossa filiação divina comum, e que ninguém pode ser salvo sozinho“, o evento enfatiza a humanidade comum de todos e a corresponsabilidade coletiva na promoção da paz.

As mulheres são as mais prejudicadas em situações de guerra

Nas situações de guerra e conflito pelas quais o mundo está passando, as mulheres e as crianças são as mais prejudicadas, as que mais sofrem.

Os conflitos por motivos políticos ou desastres climáticos geralmente deixam as mulheres à frente de suas famílias, tornando-se as mais discriminadas.

Com sua resiliência e capacidade de ouvir, as mulheres podem ser construtoras da paz e do diálogo.

O evento terá início com um discurso de abertura do cardeal Miguel Ángel Ayuso Guixot, MCCJ, prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso (DID), e Mónica Santamarina, presidente geral da UMOFC.

Uma participante do encontro UMOFC

Palestrantes de diferentes religiões de todo o mundo

A mesa redonda contará com palestrantes de diferentes origens religiosas: Rudina Collaku, diretora executiva do Centro de Mulheres para o Desenvolvimento e a Cultura, da Albânia, sobre o tema “Prevenir o extremismo entre os jovens”.

Na perspectiva budista, Elena Seishin Viviani, vice-presidente da União Budista Italiana, falará sobre “Da paz interna às sociedades pacíficas: O papel da meditação”.

Do ponto de vista hindu, haverá uma palestra de Svamini Hamsananda Ghiri, vice-presidente da União Hinduísta Italiana, sobre “Diálogo Intercultural – Atitudes das Culturas Anfitriãs”.

Representando a perspectiva judaica, o rabino Allyson Zacharoff, da Congregação Beth Hatikvah, em Summit, NJ, EUA, falará sobre “Diálogo inter-religioso e mediação entre estudantes universitários”.

Em uma perspectiva ecumênica, a doutora Kuzipa Nalwamba, do Conselho Mundial de Igrejas, será a palestrante convidada e falará sobre “Como as mulheres, membros ou líderes de comunidades cristãs, têm colaborado nos processos de paz”.

Em uma perspectiva católica, a Dra. Valeria Martano, da Comunidade de Santo Egídio e consultora do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, falará sobre “Como é a paz em tempos de guerra?”.

O evento contará com a participação das patronas do evento: Florence Mangin, Embaixadora da França junto à Santa Sé; Chiara Porro, Embaixadora da Austrália junto à Santa Sé; Annemieke Ruigrok, Embaixadora da Holanda junto à Santa Sé.

O UMOFC celebra o Dia Internacional da Mulher em uma perspectiva inter-religiosa desde 2019, e em colaboração com o Dicastério para o Diálogo Inter-religioso a partir de 2020. Os temas escolhidos a cada ano refletem o Magistério da Igreja, incentivando uma perspectiva inter-religiosa.

Uma participante do encontro UMOFC

*Artigo publicado em Vatican News a 28/02/2024

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter