Delfim Manuel expõe em Oleiros

 Delfim Manuel expõe em Oleiros

“Por Nós, Ressuscitou…”, é o nome da exposição que vai estar patente ao público em Oleiros, em pleno período pascal, na data em que se assinalam os 400 anos do início da expedição do Padre António de Andrade – descobridor do Tibete.

Na Galeria Municipal de Oleiros vai poder ser apreciada, de 30 de março a 26 de maio, a mostra “Por Nós, Ressuscitou…”, da autoria de Delfim Manuel.

Inaugurada em pleno período pascal, precisamente no dia em que se assinalam os 400 anos do início da expedição do Padre António de Andrade – descobridor do Tibete, este será um dos pontos altos da programação definida para aquele espaço cultural.

informa a autarquia de Oleiros em nota enviada

Nascido em julho de 1968 em São Pedro de Bairro, concelho de Vila Nova de Famalicão, trabalha o barro desde os 11 anos. Foi na Fundação Castro Alves que aprendeu a técnica de modelar o barro em finíssimas filigranas de terra como se de ouro se tratasse. Já na atual oficina, em Rebordões, concelho de Santo Tirso, nascem pausadamente um rosário de figuras iconográficas de traço e alma expressas nas custódias, cálices, píxides, últimas ceias, bons pastores, numa variedade sem fim. Das suas mãos, nasceram filigranas de terra de expressões e cenários onde o quotidiano ou o imaginário religioso se entrecruzam num constante movimento de que a alegria estampada nestes rostos é a expressão mais bela da sua arte.

Nesta exposição “Por Nós, Ressuscitou…”, o autor traduz exemplarmente a capacidade em conferir às suas peças expostas uma dimensão e fortuna acima da iconografia do figurado popular tradicional. Filigranas tecidas por mãos que nasceram iluminadas por um Sol que deu à terra os frutos da sua imaginação.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10 às 18 horas.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter