Congregação do Preciosíssimo Sangue distinguida com prémio no dia do seu Fundador

Congregação do Preciosíssimo Sangue distinguida com prémio no dia do seu Fundador

José Luís, presidente da Asociación de Torres de Cáceres, Padre Luís Filipe, Provincial, e José Bello, vice-presidente da câmara e vereador do urbanismo

O dia 21 de Outubro é o dia litúrgico de São Gaspar del Búfalo, fundador dos Missionários do Preciosíssimo Sangue. Neste ano de 2021, este dia foi marcado pelo reconhecimento do trabalho dos Missionários do Preciosíssimo Sangue em Cáceres pela Asociación de Torre de Cáceres.

A Asociación de Torre de Cáceres tem como fim contribuir para a defesa da cidade e do seu património histórico actual. Para isso, realiza muitas actividades informativas, reivindicativas e educativas. Uma dessas actividades é a atribuição de um prémio anual a pessoa física ou jurídica que se destacou a nível social, económica, artística e turística de Cáceres ou do seu entorno extremenho.

O prémio foi entregue pelo presidente da Asociación de Torres de Cáceres, José Luís, ao Padre Provincial dos Missionários do Preciosíssimo Sangue e presidente do Patronato da Fundação Gaspar del Búfalo, Luís Filipe Cardoso Fernandes.

O presidente da Asociación de Torres de Cáceres sublinhou o papel da Fundação Gaspar del Búfalo para a cidade de Cáceres e justificando assim a atribuição do prémio:

1º – A reabilitação da Casa Vargas Figeroa (séc. XVIII) e sua conectividade operativa com a Casa del Sol (séc. XV) é um magnífico contributo para a vida da cidade monumental de Cáceres;

2º – A importante promoção turística para Cáceres, com a criação de um complexo gastronómico, hoteleiro e centro de interpretação cultural;

3º A missão humana, social e pastoral realizada pelos Missionários do Preciosíssimo Sangue e da sua Fundação que, de forma silenciosa e abnegada ajuda os mais vulneráveis. Desde Cáceres, os Missionários estão conseguindo, com a sua Fundação, resultados impagáveis no continente africano com a sua vocação evangelizadora, sanitária e educativa.

José Luís

O Padre Luís Filipe Cardoso, citando o nº 13 da carta encíclica Laudato Si do papa Francisco, na qual se diz que “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral”, justifica a realização desta obra pela Congregação:

A obra realizada neste espaço da Casa Vargas Figueroa pelos Missionários do Preciosíssimo Sangue e a Fundação Gaspar del Búfalo é o resultado da consciência de que todos somos guardiões desta casa comum. Os nossos antepassados deixaram-nos este património para fins espirituais e sociais. Ao longo do tempo, cumprimos com a sua finalidade. Hoje, continuamos a fazê-lo.

A Fundação Gaspar del Búfalo, nasceu em 2012; é uma organização sem fins lucrativos, cujo objectivo é a observação e promoção de valores inspirados no humanismo cristão desenvolvendo projectos sociais para os mais necessitados da sociedade. Actualmente, na Guiné Bissau, desenvolvemos vários projectos no âmbito da saúde (Posto de Atendimento Sanitário); Educação (Bolsas de estudo); Serviços Comunitários (fonte de água, serviço de internet à comunidade, carregamento energético de telemóveis; produção de gelo). Em Portugal e Espanha, acompanhamos jovens, famílias e anciãos… com inúmeras iniciativas.

Contamos com o apoio de muitas pessoas, de vários âmbitos sociais e distintas formações, e de pessoas anónimas.

Agradeço a todos os que concretizaram este projecto: Felipe Saez e Gema Gomes; o Arquitecto José Zorita e a empresa de reabilitação Construções Abreu.

Luís Filipe Cardoso Fernandes

Por fim, o Concejal de Urbanismo del Ayuntamiento de Cacéres, José Bello, sublinhou a importância desta reabilitação para a cidade monumental de Cáceres. Felicitou a Fundação e os Missionários por este contributo a nível do Urbanismo, do património, da cultura e do Turismo. Enalteceu a Construtora Abreu pelo seu profissionalismo na realização desta obra que mais não é que o concretizar de uma postura séria e profissional que tem assumido em todas as obras de reabilitação em Cáceres. A construtora cacerenha é um orgulho para a cidade pelo legado que tem vinho a traçar.

Para si... Sugerimos também...

Subscreva a nossa newsletter