Colaborar para crescer

 Colaborar para crescer

Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar, do Agrupamento de Escolas de Proença a Nova

Alunos exploram turismo na Sertã, da N2, passando pela cultura e concluindo na mesa

Os alunos do 1º ano Curso Profissional de Técnico de Restaurante Bar do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova exploraram a fundo o potencial turístico da Sertã numa recente visita de estudo, com um foco especial na Estrada Nacional 2 (EN2) como eixo dinamizador, na riqueza do turismo gastronómico local e na importância vital do trabalho em rede para impulsionar o setor.

A visita guiada, que decorreu no dia 09 de maio, proporcionou aos futuros profissionais uma visão aprofundada de como estes elementos se interligam para atrair e satisfazer os visitantes da região.

Um dos pontos altos da exploração dos recursos turísticos foi a análise da Estrada Nacional 2.

Os alunos compreenderam o crescente reconhecimento desta mítica estrada como um produto turístico em si mesmo, atraindo viajantes de diversas origens em busca de aventura, paisagens e experiências autênticas.

Foi discutido como os estabelecimentos de restauração e bar na Sertã podem capitalizar o fluxo de turistas da EN2, oferecendo serviços e produtos que valorizem a identidade local e proporcionem uma paragem memorável.

O turismo gastronómico assumiu um papel central na visita. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer produtores locais e perceber a importância da gastronomia como um fator de atração turística.

Foram explorados os pratos típicos da Sertã (maranho e os cartuchos de amêndoa de Cernache do Bonjardim), os produtos endógenos (Medronho)e o potencial de harmonização com vinhos e outras bebidas locais.

A visita sublinhou como os futuros técnicos de restaurante bar podem ser embaixadores da culinária regional, enriquecendo a experiência dos turistas.

Paralelamente à identificação dos recursos, a visita enfatizou a importância crucial do trabalho em rede entre os diferentes agentes turísticos da Sertã.

Os alunos perceberam como a colaboração entre restaurantes, bares, unidades de alojamento, postos de turismo, produtores locais e outros serviços é fundamental para criar uma oferta turística coesa e atrativa.

Foi debatido como a partilha de informações, a criação de pacotes turísticos integrados e a promoção conjunta podem fortalecer o posicionamento da Sertã como destino turístico de excelência.

A visita ao Posto de Turismo da Sertã reforçou a sua importância como nó central desta rede, fornecendo informações essenciais aos visitantes e facilitando a sua ligação com os diversos serviços disponíveis.

Os alunos compreenderam como o Posto de Turismo desempenha um papel ativo na divulgação da EN2, dos roteiros gastronómicos e na promoção da colaboração entre os operadores.

Esta visita focada permitiu aos futuros técnicos de restaurante bar do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova adquirir uma compreensão mais profunda do ecossistema turístico da Sertã, preparando-os para contribuir ativamente para o seu desenvolvimento através de uma oferta de serviços de restauração e bar inovadora e integrada com os recursos e a dinâmica local.

Um agradecimento final aos técnicos do Município da Sertã, João Antunes e Patrícia Isabel, pela magnifica visita guiada e pela magnifica abordagem tida no decorrer da visita.

Esta iniciativa encontra – se inserida no projeto “Conhecer o Território e as suas potencialidades”, tendo a sua próxima visita agendada para o próximo dia 23 maio, ao Concelho de Oleiros.

*Jorge Santos, Assessor da Direção, Coordenador dos Cursos Profissionais do Agrupamento Escolas de Proença-a-Nova

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter