CIMBB: João Lobo defende reorganização geográfica da CIM (C/ÁUDIO)

 CIMBB: João Lobo defende reorganização geográfica da CIM (C/ÁUDIO)

O presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, que foi esta segunda-feira, 25 de Outubro, eleito por unanimidade, presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) defendeu, em declarações ao Jornal de Proença, a reorganização geográfica da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa.

Com a certeza que hoje em dia a comunidade “é um importante meio de desenvolvimento da própria região”, João Lobo afirma que “a própria geografia da Comunidade Intermunicipal tem de ser revisitada”.

A Cova da Beira era importante estar associada também à comunidade intermunicipal da Beira Baixa. A Covilhã e Belmonte já apresentaram essa disponibilidade, ou pelo menos esse processo ser novamente reavaliado. O Fundão era importante também, uma vez que faz parte da Cova da Beira, reunificar aquilo que no meu ponto de vista nunca devia ter sido dividido que era conceitos dos distritos. Nessa circunstância evidentemente a Sertã e Vila de Rei são também concelhos que interessa olhar.

afirmou João Lobo

Para o autarca o ano de 2021 “é o ano em que esse processo deve ser revisitado”. Contudo João Lobo afirma também que esta é uma discussão “que não pode ser feito só no âmbito dos autores políticos mas também das instituições como o Ensino Superior e das Associações Empresariais”.

O autarca diz ainda estar com “confiança” que este processo de agregação de novos concelhos “tenha sucesso, mas como digo não está na mão do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa”.

Em relação a projetos do futuro da CIMBB, João Lobo diz ainda que ” a mobilidade, as condições da transição digital, a modernização administrativa, o combate ao insucesso escolar são pilares que serão prosseguidos”. O autarca afirma ainda que o PRR irá também trazer “novas oportunidades quer para a comunidade intermunicipal quer para os seus municípios”.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter