CIMBB: Comunidade investe 250 mil euros no combate à vespa asiática

 CIMBB: Comunidade investe 250 mil euros no combate à vespa asiática

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) vai receber cerca de 250 mil euros de fundos comunitários para a deteção e combate à vespa asiática nos seis concelhos que a integram.

“Os objetivos estratégicos da operação são a prevenção, vigilância e controlo da vespa velutina em todo o território da CIMBB, com vista à segurança dos cidadãos, à proteção da atividade agrícola e do efetivo apícol,a bem como a minimização dos impactos sobre a biodiversidade”

refere a comunidade em nota enviada

A candidatura “Beira Baixa Previne e Combate” foi submetida ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), com um investimento total de 249.777 euros.

O projeto aprovado assenta em quatro eixos fundamentais: Vigilância ativa, controlo e destruição, capacitação e sensibilização e divulgação.

“A presença da vespa velutina na região da Beira Baixa tem vindo a crescer de acordo com os números registados pelos municípios, tornando-se cada vez mais, devido à elevada agressividade desta espécie, uma ameaça e um problema para a segurança das populações e para a saúde pública”.

lê-se na nota

Neste contexto, a CIMBB decidiu avançar com a candidatura, considerada fundamental no âmbito da “estratégia delineada para a prevenção, vigilância e controlo da vespa velutina em todo o território”. Para a concretização deste projeto, a CIMBB realizou um conjunto de parcerias e protocolos com as associações de apicultores da região e com os municípios.

A CIMBB integra os concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

*Lusa

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter