CARLOS SARAMAGO faleceu!

 CARLOS SARAMAGO faleceu!

Margarida Carpinteiro e Carlos Saramago in MIX ART

IN MEMORIAM CARLOS SARAMAGO (1972-2023)

António-Manuel Silva
António Manuel Silva

CARLOS SARAMAGO faleceu! Havia nascido em Abrantes em 1972. Residia em Mação e considerava-se “ Pintor de Mação” a quem os conhecidos chamavam, com muito a propósito, “O Pintor do Fantástico” pela temática e estilo da sua arte. “O último grande surrealista português”, era assim que muitos o consideravam.Foi um autodidacta que, à sensibilidade natural, foi acrescentando saber e técnica com alguns mestres, nomeadamente na Suíça onde esteve de 1990 a 1993, com Giorgio Rotilio e Otto Bachmann. Apesar das dificuldades, foi sempre trabalhando e expondo em Portugal e no estrangeiro, individual e colectivamente, tendo várias obras espalhadas em espólios particulares e públicos.

Era um ser humano sensível e humilde que a modéstia evidenciada a todo o momento talvez impedisse, em vida, um maior reconhecimento como artista. E talvez o tenha impedido de pertencer às elites culturais urbanas “bem pensantes”… Não são poucos os conhecedores da sua arte que o titulam de o “Dali Português”.

Como viver da Arte é uma arte impossível para a maior parte dos artistas portugueses, CARLOS SARAMAGO era visto na época de Verão na praia da Nazaré fazendo e vendendo caricaturas e pequenos objectos artísticos e adereços diversos para compor o orçamento familiar. Foi-se adaptando a viver e a trabalhar com a doença (epidermólise bolhosa distrófica) que sempre lhe dificultou a existência mas que nunca lhe esmoreceu a sensibilidade e a vontade de viver e trabalhar. Nos últimos tempos, um cancro foi-lhe invadindo e ocupando o corpo, que não o domínio do espírito, e obrigando a amputações nas mãos e antebraço e a tratamentos cada vez mais agressivos.

Em 2020, os médicos aconselharam que se afastasse do sol e dos ares marítimos e, por isso, deixou o seu lugar de verão na praia da Nazaré. Escolheu a praia de Cardigos para continuar a sua tarefa complementar. Infelizmente, dos milhares de veraneantes que por lá iam passando muito poucos se devem ter apercebido do valor daquele cidadão que quase pedia desculpa por estar ali. O que se pode chamar, literalmente, uma cena surrealista…Conheci CARLOS SARAMAGO há algum tempo, já não me recordo como nem onde. Nos últimos anos acompanhei mais de perto a sua vida e a sua arte. Visitei algumas exposições em que ele participou e falei várias vezes com ele. Dele recebi o convite para marcar presença na inauguração desta última em Mação “CARLOS SARAMAGO – ARTISTA MACAENSE (DO) FANTÁSTICO” que estará patente ao público desde 04 de Fevereiro a 10 de Abril de 2023. Infelizmente não pude estar presente e não participei na Homenagem que a Câmara Municipal de Mação lhe prestou ao mesmo tempo que foram lidas mensagens especiais do Sr. Presidente da República, Prof Marcelo Rebelo de Sousa e do Sr. Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Morreu (25/02/2023) CARLOS SARAMAGO. Fica a sua Obra e permanece a recordação de um ser humano sensível e naturalmente bom. Extraordinário! Parafraseando Marcelo Rebelo de Sousa: “…um autodidata como bem convém ao espírito anti-académico, experimental, genuíno, dos surrealistas.

”Descansa em Paz, CARLOS! (Seguem fotos do meu Arquivo pessoal sobre algumas situações de encontro com CARLOS SARAMAGO: 000-009 “MixArte”, 2019; 010 na Praia de Cardigos, 2020; 011-021, Feira Mostra de Mação, 2022.)

*Fonte.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter