Bombeiros de Proença celebraram 75 anos (c/som e vídeo)

 Bombeiros de Proença celebraram 75 anos (c/som e vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova celebrou no passado sábado, 25 de Novembro, o seu 75º aniversário. Com a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, as celebrações ficaram marcadas por uma cerimónia solene, emotiva, de reconhecimento e homenagens.

Ricardo Araújo, Presidente da Associação Humanitária, não esqueceu o passado, mas com os olhos no futuro, afirmou que os desafios da Associação são “híbridos” onde o voluntariado e o profissionalismo terão que andar de mão dada “para corresponder às necessidades da população”.

Com um orçamento superior a 1 milhão de euros e um corpo ativo de 80 membros, Ricardo Araújo, não tem dúvidas do crescimento da Associação e por esse motivo um dos pontos a “resenhar e a pensar” é o próprio quartel dos Bombeiros.

Tiago Marques, Comandante dos Bombeiros Voluntários, aproveitou o aniversário para recordar, exatamente há 5 anos, a sua tomada de posse. Para o Comandante Proencense os últimos anos terão sido “os mais doloroso da instituição” mas a celebração dos 75 anos é a prova que todos “saíram fortalecidos e mais fortes”. Para o Comandante hoje “o nós” substitui o “eu” e essa “é a maior conquista”.

Aproveitando a presença da Secretaria de Estado, Patrícia Gaspar, Tiago Marques pediu uma prenda não só para os bombeiros de Proença mas para todos os bombeiros de Portugal. Para o Comandante Proencense “o regulamento de uniformes é fundamental” mas “este já não se adequa aos tempos de hoje”.

Com as alterações climáticas como grande desafio do presente e futuro, Patrícia Gaspar, Secretária de Estado da Proteção Civil, trouxe a Proença-a-Nova a certeza que o sistema de Proteção Civil, em especial os Bombeiros, vão ter uma palavra “importantíssima a dizer”.

Sobre os apoios do governo, e em resposta a Ricardo Araújo, Patrícia Gaspar não tem dúvida que o caminho dos Bombeiros passa “pela profissionalização”. Nesse sentido a governante salientou o aumento de 200 EIPS, em 2015, para 780 Equipas de Intervenção Permanente, três das quais estão em Proença-a-Nova.

A governante aproveitou ainda o momento para salientar que dos 20 milhões de euros do PRR 14 vão ser utilizados para “a maior aquisição e distribuição de veículos florestais”. Segundo Patrícia Gaspar dos 81 veículos florestais a distribuir sete vão ser entregues à Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa e desses sete um virá para Proença-a-Nova.

A Sessão Solene ficou ainda marcada por várias condecorações e homenagens. Desta forma o prémio de Bombeiro do Ano 2023 foi entregue ao Chefe Hugo Filipe Carvalho Martins.

Por proposta do Comando a Medalha de Dedicação e Altruísmo foi entregue ao 2º Comandante do Quadro de Honra António da Silva Alves; ao Chefe do Quadro de Honra Luís Filipe Laia Martins; ao Sub-Chefe do Quadro de Honra João Manuel Cardoso Roque Teodoro; ao Bombeiro de 1ª do Quadro de Honra Fernando José Perpétuo Tavares; ao Bombeiro de 2ª do Quadro Ativo Luís Manuel Farinha Dias e ao Bombeiro de 2ª do Quadro de Honra Carlos Manuel Carvalho.

O Chefe do Quadro de Honra António Martins, o Chefe do Quadro de Honra José António Fernandes Cardoso e o Sub-Chefe do Quadro de Honra José Lourenço Marques, receberam o Crachá de Ouro.

Em forma a agradecimento a todos os bombeiros de Proença, Tiago Serra Marques entregou a medalha de agradecimento da Liga dos Bombeiros Portugueses ao 2º comandante José Francisco e ao Adjunto de Comando Arlindo André. Por sua vez o Comandante dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova foi surpreendido com a Medalha dos Serviços Distintos Grau Ouro.

Já a Associação foi também galardoada com a Medalha de Mérito de Proteção e Socorro, no grau prata instintivo azul, entregue pelo Ministério da Administração Interna. Por parte da Liga dos Bombeiros Portugueses foi também entregue o Crachá de Cidadania e Mérito.

Antes da Sessão Solene houve ainda a oportunidade para a entrada e promoção de vários elementos. O momento ficou também marcado pela entrega do diploma de sócio benemérito aos sócios José Lourenço e Fábio Fernandes. Foi também entregue o diploma de sócio honorário ao Agrupamento 157 de Proença-a-Nova. Em representação de todos os voluntários civis, o Chefe Eduardo Miguel, do Agrupamento de Proença-a-Nova recebeu também um voto de louvor. Voto de Louvor também entregue a todos os Bombeiros do Quadro Ativo.

Para si... Sugerimos também...

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subscreva a nossa newsletter