“BIGODES DOS COLOS”

 “BIGODES DOS COLOS”

IN MEMORIAM JOSÉ DE OLIVEIRA SIMÕES

Faleceu, um tanto inesperadamente, um amigo e uma pessoa de bem.

JOSÉ DE OLIVEIRA SIMÕES, mais conhecido carinhosamente por “BIGODES DOS COLOS”, embora vivesse na Portela dos Colos e, em determinada época da sua vida, tendo em consideração as suas parecenças com uma conhecida figura histórica, como o “MARX DOS COLOS”.

Tive o privilégio de o ter como amigo. No momento em que me curvo à sua memória, não quero deixar de recordar publicamente que lhe devo a informação e o reconhecimento, “in loco”, de uma parte do traçado/trilho de uma antiga estrada medieval que ligava Estremoz a Conímbriga, passando a ribeira da Isna, ali na ponte “romana” dos Três Concelhos.

Sempre que nos encontrávamos em Cardigos, e a última vez não foi há muito tempo, dizia-me: “Insiste com “eles” para limparem aquilo de vez em quando para não se voltar a encher de mato!” Durante anos questionei-me sobre o possível traçado da antiga estrada/via que alguns datam do tempo da ponte “romana” e questionei sábios e entendidos sobre o assunto. Ninguém me sabia responder. Foi um homem do povo que me ensinou e que, continuadamente, se manifestava preocupado com a retoma de um possível abandono…

Numa época em que havia deixado crescer as barbas, pedi-lhe autorização para lhe fazer uma foto, andava ele em trabalho de limpeza de árvores, dada a suas parecença facial com o famoso Karl Marx. Perguntou-me: “Eh pá, esse tipo não era um comunista?” Expliquei-lhe de quem se tratava. Perguntei-lhe se podia publicar a foto dele na minha página facebook. Respondeu: “Podes. Se calhar as minhas filhas vão dizer alguma coisa mas se tu dizes que não há mal nenhum…” Publiquei e não havia mal nenhum. Depois cortou as barbas, voltou ao bigode e muito recentemente pediu-me para lhe imprimir algumas imagens “à Marx”. Tive muito gosto em satisfazer o seu pedido.

Há menos de um ano havia falecido a sua esposa. À laia de homenagem, segue um endereço sobre um dos seus passatempos.

As cerimónias fúnebres decorreram na amanhã, sábado, dia 26, pelas 11h00, no cemitério de S. JOÃO DO PESO (Vila de Rei). À família enlutada, os meus sentimentos. Que a sua Alma descanse em Paz!

*António Manuel M. Silva, Professor

Para si... Sugerimos também...

Faça o seu comentário

Subscreva a nossa newsletter